O saque do Auxílio Emergencial 2021 já está disponível para mais de 39 milhões de brasileiros. Os trabalhadores informais, MEIs, desempregados, inscritos no CadÚnico e integrantes do Bolsa Família que receberam a 1ª parcela do benefício no mês de abril já podem fazer a retirada do dinheiro. A transferência para outra conta também é disponibilizada assim que chega a data do saque.

Nos pagamentos do Auxílio Emergencial 2021, a Caixa decidiu seguir o mesmo modelo já consolidado nos pagamentos anteriores, com a elaboração de um calendário para crédito em conta e outro para saque e transferência. Dessa forma, após receber o benefício no Caixa Tem, o cidadão ainda precisa esperar mais de 15 dias para ter o dinheiro em mãos.

Contudo, o banco ressalta que o saque é opcional, pois o beneficiário ainda pode movimentar o valor do auxílio na conta digital para pagamento de contas domésticas (água, luz, gás), compras com cartão de débito virtual e pagamentos em lojas físicas via QR Code. Há ainda a possibilidade de utilizar um outro banco digital (Nubank, C6 Bank, PagSeguro) para antecipar o saque.

Saque do Auxílio Emergencial 2021

Com calendário antecipado pelo governo federal, a 1ª parcela do Auxílio 2021 foi creditada entre 6 e 29 de abril. A antecipação também foi válida para o calendário de saque, assim os beneficiários nascidos em janeiro que só poderiam sacar o benefício no dia 04 de maio já tiveram a retirada do dinheiro disponibilizada em 30 de abril.

A liberação dos saques seguiu a mesma ordem utilizada para o crédito do benefício, conforme o mês de nascimento do cidadão. O calendário de saque do auxílio emergencial seguiu até 17 de maio, quando foi liberado para os beneficiários nascidos em dezembro.

Calendário de saque da 1ª parcela

Mês de nascimento Saque em dinheiro disponível em
Janeiro 30 de abril
Fevereiro 03 de maio
Março 04 de maio
Abril 05 de maio
Maio 06 de maio
Junho 07 de maio
Julho 10 de maio
Agosto 11 de maio
Setembro 12 de maio
Outubro 13 de maio
Novembro 14 de maio
Dezembro 17 de maio

Assim como no primeiro pagamento, o governo decidiu antecipar também o calendário da 2ª parcela do auxílio. O início do depósito continuou marcado para 16 de maio, mas houve a antecipação do crédito da 2ª parcela em até 17 dias para alguns grupos. O crédito em conta do Ciclo 2 segue ainda até o dia 30 de maio.

Já o saque da 2ª parcela será liberado ainda neste mês, no dia 31, para os nascidos em janeiro. Pelo cronograma anterior, esse grupo só poderia sacar o benefício a partir de 08 de junho. Confira abaixo as novas datas para todos os grupos.

Calendário de crédito e saque da 2ª parcela

Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 16 de maio 31 de maio (antes 08 de junho)
Fevereiro 18 de maio (antes 19 de maio) 01 de junho (antes 10 de junho)
Março 19 de maio (antes 23 de maio) 02 de junho (antes 15 de junho)
Abril 20 de maio (antes 26 de maio) 04 de junho (antes 17 de junho)
Maio 21 de maio (antes 28 de maio) 08 de junho (antes 18 de junho)
Junho 22 de maio (antes 30 de maio) 09 de junho (antes 22 de junho)
Julho 23 de maio (antes 02 de junho) 10 de junho (antes 24 de junho)
Agosto 25 de maio (antes 06 de junho) 11 de junho (antes 29 de junho)
Setembro 26 de maio (antes 09 de junho) 14 de junho (antes 01 de julho)
Outubro 27 de maio (antes 11 de junho) 15 de junho (antes 02 de julho)
Novembro 28 de maio (antes 13 de junho) 16 de junho (antes 05 de julho)
Dezembro 30 de maio (antes 16 de junho) 17 de junho (antes 08 de julho)

O saque do auxílio emergencial pode ser feito tanto nas agências como em lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Independente da forma escolhida para sacar, o beneficiário terá que ter o celular em mãos para acessar o aplicativo Caixa Tem e gerar o código que autoriza o saque.

Com o app aberto, escolha a opção "saque sem cartão" e depois clique em "gerar código de saque". O código tem validade de uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não realize o saque nesse período. Veja o passo a passo completo no final da matéria.

Saque do Auxílio para o Bolsa Família

Até o momento o governo federal aprovou 10 milhões de inscritos no Bolsa Família para receberem o Auxílio Emergencial 2021. O grupo continuará recebendo na última quinzena de cada mês conforme o calendário do programa e o dinheiro já estará disponível para saque assim que cair na conta.

A 1ª parcela foi depositada para este público entre os dias 16 e 30 de abril. Portanto, quem ainda não fez a retirada do dinheiro já pode fazê-la. Também está em andamento o calendário de pagamento da 2ª parcela do Auxílio 2021. Para o Bolsa Família, o benefício será pago entre 18 e 31 de maio. Confira as datas:

Calendário da 1ª parcela para o Bolsa Família:

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 16 de abril
2 19 de abril
3 20 de abril
4 22 de abril
5 23 de abril
6 26 de abril
7 27 de abril
8 28 de abril
9 29 de abril
0 30 de abril

Calendário da 2ª parcela para o Bolsa Família (em andamento):

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 18 de maio
2 19 de maio
3 20 de maio
4 21 de maio
5 24 de maio
6 25 de maio
7 26 de maio
8 27 de maio
9 28 de maio
0 31 de maio

Os beneficiários continuarão recebendo o dinheiro da mesma forma, utilizando o cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui ou por crédito na conta CAIXA Fácil.

Auxílio cai no app Caixa Tem

O Caixa Tem é o aplicativo exclusivo do auxílio emergencial e é por ele que as pessoas movimentam o dinheiro para pagar contas, fazer compras ou transferir para outras contas. O app pode ser baixado por todos os celulares pela Google Play ou pela App Store.

O aplicativo Caixa Tem solicita o Login Caixa. Para aqueles que já se cadastraram em outros aplicativos como o do FGTS ou Habilitação Caixa é possível usar a mesma senha. Por ali você poderá consultar seu saldo, extrato e realizar pagamentos e transferências quando receber o valor em conta.

Como sacar o auxílio emergencial 2021?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

A Caixa Econômica Federal informou que as agências funcionarão das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira e que não é necessário madrugar na fila para ser atendido. O banco afirmou que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.