A Caixa Econômica Federal libera neste sábado, 31 de outubro, mais um saque em espécie do Auxílio e do FGTS Emergencial para 10 milhões de brasileiros. Poderão fazer a retirada do dinheiro os trabalhadores que nascidos em setembro e outubro e que receberam o valor de até R$ 1.045 do saque imediato do FGTS liberado pelo governo. Este é o penúltimo saque Emergencial do FGTS, visto que os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro também recebem em data única, no dia 14 de novembro.

Neste sábado (31), a Caixa Econômica Federal não irá abrir as agências para atendimento aos beneficiários do FGTS. O banco informou que o saque em espécie deverá ser realizado nas unidades lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui a partir deste sábado e o atendimento nas agências da Caixa será retomado na próxima terça-feira, 03 de novembro. O beneficiário que já teve o saque liberado em datas anteriores e ainda não fez a retirada do dinheiro também poderá sacar nas lotéricas e correspondentes.

A Caixa informou que continua disponível a opção de utilização dos valores creditados na conta digital para a realização de compras por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços. Com o aplicativo CAIXA Tem, também está disponível a funcionalidade para pagamentos sem cartão nas unidades lotéricas.

Quem pode sacar o FGTS Emergencial

Os trabalhadores nascidos em setembro e outubro quem possuíam saldo em contas ativas ou inativas podem retirar o valor de até R$ 1.045. Este grupo recebeu o pagamento nos dias 31 de agosto e 08 de setembro também em conta poupança digital, movimentada pelo app Caixa Tem. O próximo e último saque imediato do FGTS a ser liberado será no dia 14 de novembro.

Confira o calendário do FGTS Emergencial 2020:

Saque do FGTS Emergencial é liberado para os nascidos em junho. Fonte: Caixa.
Saque do FGTS Emergencial é liberado para os nascidos em setembro e outubro. Fonte: Caixa.

Como sacar Auxílio e FGTS Emergencial no caixa eletrônico?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial ou Saque FGTS Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

Como transferir o FGTS Emergencial para outra conta

Quem não quer esperar até a terça-feira (3) para fazer a transferência do FGTS Emergencial nas agências da Caixa pode contar com uma dica simples para resolver o problema. Alguns trabalhadores descobriram formas de transferir e até mesmo sacar o valor da poupança digital antes do dia marcado no calendário. Confira abaixo como transferir o FGTS Emergencial.

Transferir o FGTS pelo PicPay ou Mercado Pago

Uma outra forma de antecipar o saque do seu FGTS Emergencial é utilizando o Cartão de Débito Virtual que pode ser gerado no Caixa Tem e criando uma conta no PicPay, Mercado Pago ou PagBank. Para isso o trabalhador deve usar a opção de adicionar dinheiro na carteira digital de uma das fintechs citadas e realizar a transferência do FGTS usando os dados do cartão de débito do Caixa Tem.

- Confira o passo a passo de como transferir o FGTS para PicPay e Mercado Pago

Como gerar boleto para transferir o FGTS

A técnica realizada pelos internautas é uma forma simples de ter acesso ao dinheiro, basta ter uma conta em banco digital para segui-la. Para aqueles que precisam utilizar o dinheiro para outras atividades que o aplicativo Caixa Tem não permite ou apenas transferir para uma conta pessoal essa dica é uma boa alternativa.

Utilizando a conta em banco digital o usuário pode fazer um depósito por boleto, que consiste em gerar um boleto pelo aplicativo do banco digital que poderá ser pago pela Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem. Diversos bancos digitais como Nubank, Banco Inter, Original, BS2 e C6 oferecem esse tipo de serviço e na maioria deles é feito sem cobrança de tarifa. Depois de pago, o boleto é compensado em até 2 dias o dinheiro estará na sua conta. Aí, você poderá sacá-lo nos caixas 24h (dependendo do banco há tarifas) ou ainda transferi-lo para uma conta em algum outro banco físico e sacar os valores.

- Veja neste post como antecipar o saque do seu FGTS pelo aplicativo Caixa Tem