No próximo sábado, 19 de setembro, a Caixa Econômica Federal irá abrir 770 agências bancárias em todo o país para atender cerca de 9 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. Isso porque nesta data, de acordo com os calendários dos dois programas, o saque em espécie e a transferência do benefício depositado em conta digital estarão liberadas.

A partir deste sábado, cerca de 3,9 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial nascidos em janeiro e 5,1 milhões de trabalhadores nascidos em maio poderão procurar uma agência para fazer a retirada do dinheiro.

O atendimento nas agências da Caixa no sábado (19) será realizado entre as 08h às 12h - confira quais agências estarão abertas na sua cidade. O beneficiário que já teve o saque liberado em datas anteriores e ainda não fez a retirada do dinheiro também poderá comparecer às agências. Lembrando que para o benefício pago em conta no Caixa Tem o saque pode ser realizado também em correspondentes Caixa Aqui e lotéricas.

Quem pode sacar o Auxílio Emergencial em 19 de setembro

O grupo de beneficiários nascidos em setembro que pode realizar o saque a partir deste sábado recebeu o valor em conta poupança digital no dia 28 de agosto e desde então pôde movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. O pagamento faz parte do Ciclo 2 definido pelo Ministério da Cidadania e distribuiu a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª parcelas para todos os aprovados até agosto. Confira quem pode sacar neste sábado:

  • Pode sacar a 5ª quem recebeu a primeira parcela em abril;
  • Pode sacar a 5ª parcela o beneficiário que recebeu a primeira parcela em abril e que teve o pagamento suspenso no mês de julho em decorrência de atualização de dados governamentais;
  • Pode sacar a 4ª parcela quem recebeu a primeira parcela em maio;
  • Pode sacar a 3ª parcela quem recebeu a primeira parcela em junho;
  • Pode sacar a 2ª parcela quem fez cadastro entre 17 de junho e 02 de julho;
  • Pode sacar a 2ª parcela o beneficiário que realizou contestação entre 24 de abril e 19 de julho e teve o pedido aprovado;
  • Pode sacar a 1ª parcela o beneficiário que se cadastrou nos Correios entre 08 de junho e 02 de julho;
  • Pode sacar a 1ª parcela o beneficiário que contestou o pedido entre 03 de julho e 06 de agosto e foi considerado aprovado;
  • Pode sacar o crédito correspondente a TODAS as parcelas pendentes (até a 5ª) o beneficiário que recebeu o primeiro pagamento em meses anteriores e no mês de agosto teve o pagamento reavaliado.

É importante ressaltar que na data definida para saque no calendário divulgado a Caixa realiza a transferência automática para a conta indicada pelo beneficiário no momento do cadastro. Portanto, se o aplicativo Caixa Tem exibir a sigla "TR VLR CX", que significa "Transferência Valores Caixa", isso quer dizer que o seu benefício já foi transferido para outra conta e para realizar o saque desse valor o cidadão deve consultar a conta da instituição financeira indicada.

Quem pode sacar o FGTS Emergencial nas agências

Já os 5,1 milhões de trabalhadores nascidos em maio e quem possuíam saldo em contas ativas ou inativas podem retirar o valor de até R$ 1.045. Este grupo recebeu o pagamento no dia 27 de julho também em conta poupança digital, movimentada pelo app Caixa Tem. O próximo saque imediato do FGTS a ser liberado será para os nascidos em junho, no dia 03 de outubro.

Na próxima segunda-feira, 21 de setembro, a Caixa realiza o último pagamento do FGTS Emergencial. O crédito de até R$ 1.045 irá cair na conta dos trabalhadores nascidos em dezembro, último grupo do calendário dividido por mês de nascimento. Para estes, o saque em espécie e transferência serão liberados somente no dia 21 de novembro.

Confira o Calendário do Saque Emergencial do FGTS 2020:

Veja as datas de pagamento do FGTS Emergencial 2020. Fonte: Caixa.
Veja as datas de pagamento do FGTS Emergencial 2020. Fonte: Caixa.

Como sacar Auxílio e FGTS Emergencial no caixa eletrônico?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial ou Saque FGTS Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.