O site do Departamento de Trânsito do Ceará - Detran/CE segue fora do ar após mais de 20 horas do lançamento do programa CNH Popular, feito ontem (13) pelo governador Camilo Santana. O site segue inacessível após alta carga de acessos simultâneos.

Nas redes sociais, várias pessoas reclamaram de problemas no site do Detran/CE ao tentar fazer a inscrição, após o Governador publicar a iniciativa em seu perfil pessoal. Veja:

Apenas municípios com autarquias próprias de trânsito ou que tenha pedido aberto de municipalização do trânsito junto ao governo ofertarão o serviço.

A CNH Popular será destinada para pessoas de baixa renda, pessoas com deficiência e ex-presidiários. Cerca de 25 mil pessoas devem ser beneficiadas, segundo anunciou o governo na transmissão do lançamento do programa.

A iniciativa vale apenas para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e será para categorias A (moto) ou B (automóvel). Desde sua criação, o programa CNH Popular já beneficiou cerca de 139.665 pessoas. A distribuição das 25 mil CNH's se dará conforme o tamanho do município.

Regras da CNH Popular

Serão atendidos os grupos de beneficiários do Bolsa Família, egressas do Sistema Penitenciário e pessoas com deficiência.

O único meio de fazer o pedido até agora é pelo site do Detran (www.detran.ce.gov.br). Para isso, o interessado deve entrar em "habilitação" e em "CNH popular". Após, optar por primeira habilitação; informar CPF, CEP e enviar os dados.

Após, um novo formulário pedirá os dados de contato e profissão. Será preciso anexar os documentos comprobatórios (residência, identidade, NIS, CPF), telefone e e-mail.

Após confirmado o cadastro pelo interessado, uma comissão do Detran-CE para este fim irá analisar o pedido, e a pessoa pode acompanhar o status do processamento de dados no site do Detran.

Ainda, quem se habilitae na categoria 'A' receberá um capacete, garantido pela Lei nº 15.931 de dezembro de 2015.