Acontece em dezembro o terceiro dos três pagamentos aprovados do Vale Gás no estado do Ceará. A Assembleia Legislativa (AL-CE) havia aprovado ainda em setembro a proposta enviada pelo governador Camilo Santana que tornou o vale gás social no Ceará um programa permanente de ajuda aos vulneráveis. Ou seja, seguirá pelos próximos anos.

O Vale Gás Social foi transformado em política pública permanente e terá 3 pagamentos todos os anos a cada 4 meses. O Projeto de Lei 114/2021 foi aprovado na AL-CE e propõe o pagamento do auxílio, no entanto, sem dar muitos detalhes.

Segundo o projeto, o poder executivo fará a distribuição de gás em botijão à população. Segundo o governador Camilo Santana serão três entregas por ano à população mais vulnerável do Ceará, cada uma no valor médio do GLP de 13kG, atualmente em R$ 102,56.

Como receber o Vale Gás CE?

Em abril e maio deste ano o governo já fez a distribuição dos cartões pagando as duas primeiras parcelas. A terceira e última sairá em dezembro, ainda sem uma data oficial.

Receberão a ajuda quadrimestral as famílias vulneráveis e também entidades que atuam com projetos sociais para a distribuição gratuita de marmitas e refeições para pessoas em situação de necessidade.

Quem recebe o vale gás CE

Segundo o governo serão contempladas com o Vale Gás Social:

  • as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará;
  • inseridas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • atendidas pelo Programa Bolsa Família;
  • que tenham renda individual igual ou inferior a R$ 89,34;
  • Jovens participantes do Programa Superação também terão direito ao vale gás social.

A consulta de quem vai receber pode ser feita pelo site do programa.

Não haverá inscrição, apenas a consulta por meio de NIS ou CPF pode ser feita para saber se você é elegível a receber o vale, conforme o banco de dados do governo estadual.

O governo informou que nos últimos dois anos foram entregues às famílias beneficiadas cerca de 500 mil botijões de gás.

O Governo do Ceará poderá, em vez de adquirir diretamente o gás em botijão, proceder a distribuição de vale gás de cozinha, em valor equivalente à recarga.