01/06/2022
22/07/2022
16/10/2022
A divulgar
150
24/10/2022

Foram prorrogadas as inscrições para o concurso da Força Aérea Brasileira, que promove seu novo processo seletivo para admissão de candidatos civis para os Cursos Fundamental e Profissional do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O concurso tem como objetivo a admissão de candidatos civis no 1º Ano do Curso Fundamental do ITA para 2023. O edital saiu no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 30 de maio.

A admissão no Curso Profissional do ITA se dá a partir da conclusão, com aproveitamento, do Curso Fundamental, efetivando-se a escolha da especialidade de acordo com os critérios objetivos.

A matrícula no 1º Ano do Curso Profissional do ITA, para os alunos que não forem Oficiais ou Aspirante a Oficial da Reserva das Forças Armadas, somente será feita após o término, com aproveitamento, do Curso do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos/SP (CPORAER-SJ).

Para admissão ao Curso Fundamental do ITA o candidato deve comprovar:

  • ser brasileiro nato;
  • ter concluído o ensino médio;
  • ser solteiro;
  • ter no máximo 23 anos completos de idade, no último dia do ano anterior ao da matrícula;
  • ter condições de saúde e aptidão física para matrícula no CPORAER-SJ;
  • estar com sua situação perante o Serviço Militar regularizada; e,
  • ter idoneidade moral.

O processo seletivo compreenderá:

  • a) exame de escolaridade; e,
  • b) exame médico.

A avaliação das provas é feita na escala de zero a 10, considerando-se até a quarta casa decimal.

Inscrição e prova

As inscrições no processo seletivo foram prorrogadas até o dia 22 de julho de 2022 e podem ser feitas mediante "Requerimento de Inscrição", por meio do site do ITA (http://www.ita.br/).

O exame de escolaridade constará de provas escritas, de caráter eliminatório, versando sobre matérias ministradas no ensino médio. A prova está prevista para o dia 16 de outubro.

Exame Médico: os candidatos aprovados no exame de escolaridade serão submetidos a exame médico, a fim de verificar sua condição física, para matrícula no ITA e no CPORAERS J. Esta, de caráter eliminatório, será realizado pela Junta Regular de Saúde do Esquadrão de Saúde de São José dos Campos (ES-SJ), de acordo com a orientação da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA).

São considerados habilitados para a matrícula os candidatos que, no exame de escolaridade, obtiverem média geral igual ou superior a cinco e, em cada prova, grau igual ou superior a quatro.

Os candidatos habilitados são classificados de acordo com a média geral obtida, observando-se, como critério de desempate, os melhores resultados na prova de Matemática, Física e Química, nesta ordem. Prevalecendo o empate, qualificar-se-á o candidato de maior idade. Saiba mais no edital.