Saiu o edital ITA 2023! O Instituto Tecnológico da Aeronáutica promove um novo vestibular com inscrições a partir de 2 de junho para preencher 150 vagas no curso de graduação em Engenharia para o ano de 2024.

02/06/2023
16/07/2023
08/10/2023
A divulgar
150
Anexos

O Comando da Aeronáutica concede aos alunos do ITA bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. O ITA fica em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, a 85 Km da capital e a 320 Km do Rio de Janeiro.

Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de cinco anos. As especialidades de Engenharia oferecidas pelo ITA são Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Confira as vagas abertas no vestibular deste ano:

  • São 36 vagas para carreira militar, destinadas exclusivamente àqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 28 as vagas destinadas a ampla concorrência e 8 destinadas a candidatos autodeclarados negros;
  • 114 vagas para a reserva, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, sendo 91 as vagas destinadas à ampla concorrência e 23 as vagas aos candidatos negros.

Para participar do concurso de Admissão ao ITA 2024 candidatos de ambos os sexos devem preencher os seguintes requisitos:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ser solteiro;
  • Ter no máximo 23 anos completos de idade, no último dia do ano anterior ao da matrícula;
  • Ter condições de saúde e aptidão física para matrícula no CPORAER-SJ;
  • Estar com sua situação perante o Serviço Militar regularizada; e,
  • Ter idoneidade moral.

Inscrição no ITA

Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 02 de junho e 16 de julho de 2023, pela internet, mediante o preenchimento do requerimento de inscrição para o Concurso de Admissão ao ITA 2024, disponibilizado na página http://vestibular.ita.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 195,00 para participar.

Provas ITA

O Concurso de Admissão ao ITA terá as seguintes etapas de avaliação:

  • Exame de Escolaridade, com prova composta por 60 questões objetivas, sendo Matemática (12), Física (12), Química (12), Português (12) e Inglês (12);
  • Exame de Escolaridade, com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física e Química (10) questões, e uma Redação de gênero dissertativo-argumentativo.
  • Inspeção de Saúde.

Das Provas

1ª Fase. A partir das 13h do dia 08 de outubro com provas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês;

2ª Fase. A partir das 13h do dia 07 de novembro com provas de Matemática e Química. A partir das 13h do dia 08 de novembro com prova de Física e a Redação.

As provas serão realizadas nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campinas-SP, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Florianópolis- SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Juiz de Fora-MG, Londrina-PR, Manaus-AM, Natal-RN, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São José dos Campos-SP, São José do Rio Preto-SP, São Luís-MA, São Paulo-SP, Teresina-PI e Vitória-ES. Os endereços dos locais de realização das provas, salas e número de inscrição serão publicados, na página do Vestibular do ITA, a partir do dia 02 de outubro.

Os candidatos deverão se apresentar no local de realização das provas uma hora e meia antes do seu início para os procedimentos de identificação.

O concurso terá validade apenas para a matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2024.

Sobre o ITA. O vestibular ITA Aeronáutica é um concurso para ingresso na Academia da Força Aérea (AFA) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que visa selecionar candidatos para diversas áreas do conhecimento, como engenharias, ciências aeronáuticas e física.

É considerado um dos vestibulares mais difíceis do país, devido à alta concorrência e ao nível de complexidade das provas. O processo seletivo requer muita dedicação e preparação antecipada, incluindo estudos aprofundados nas áreas exigidas e treinamento físico.

Anexos