Candidatos em mais de 15 cidades do país participaram neste domingo, 22 de novembro, das provas do concurso público que vai preencher 289 vagas no Curso de Formação de Sargentos para o segundo semestre de 2021 (Concurso EA CFS 2/2021).

03/08/2020
26/08/2020
22/11/2020
R$ 3.825,00
289
23/11/2020
Anexos

As provas foram aplicadas no período da manhã, com duração de 4 horas e 20 minutos. As vagas ofertadas foram para as especialidades Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo, sendo 128 vagas para ambos os sexos no curso de formação para Controle de Tráfego Aéreo e para as especialidades de Comunicações (16) e Foto Inteligência (8), além de Eletricidade e Instrumentos (20), Estrutura e Pintura (10), Meteorologia (12), Suprimento (18), Informações Aeronáuticas (12), Bombeiro (10), Cartografia (4), Desenho (3), Eletromecânica (10) e Metalurgia (4). Houve ainda oferta de 34 vagas para Guarda e Segurança, destinada somente para candidatos do sexo masculino.

Gabaritos das provas da Aeronáutica de 22/11

Os gabaritos provisórios das provas aplicadas no último domingo foram divulgados via internet, no site do concurso - http://ingresso.eear.aer.mil.br - na manhã desta segunda-feira, 23 de novembro. Confira abaixo os gabaritos das provas de acordo com as especialidades:

Gabarito Aeronáutica CFS 2/2021 - Aeronavegantes e Não-Aeronavegantes (Código 41)

Gabarito Aeronáutica CFS 2/2021 - Aeronavegantes e Não-Aeronavegantes (Código 43)

Gabarito Aeronáutica CFS 2/2021 - Aeronavegantes e Não-Aeronavegantes (Código 45)

Gabarito Aeronáutica CFS 2/2021 - Controle de Tráfego Aéreo (Código 73)

Gabarito Aeronáutica CFS 2/2021 - Controle de Tráfego Aéreo (Código 75)

Gabarito Aeronáutica CFS 2/2021 - Controle de Tráfego Aéreo (Código 77)

A etapa de prova escrita ocorreu a partir das 09h40min nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). As provas foram compostas por 96 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física.

Serão considerados aprovados na primeira etapa avaliativa os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 5,0000. Em caso de empate da média final, o desempate levará em consideração a seguinte ordem de prioridade:

  • maior grau obtido na Prova de Língua Portuguesa;
  • maior grau obtido na Prova de Matemática;
  • maior grau obtido na Prova de Física;
  • maior grau obtido na Prova de Língua Inglesa; e
  • maior idade.

Será considerado habilitado à matrícula nas vagas existentes e em condições de ser apreciado pela Junta Especial de Avaliação (EJA) o candidato que:

  1. for considerado com aproveitamento na prova escrita, tendo obtido grau igual ou superior a 5,0000 na média final e grau mínimo 5,0000 em cada uma das disciplinas;
  2. for considerado apto na INSPSAU, no EAP e no TACF; e
  3. não tiver sido excluído em etapas ou fases anteriores.

Recursos

Os participantes do concurso Aeronáutica 2020 poderão interpor recurso quanto a formulação de questões da prova escrita e aos seus gabaritos provisórios, bem como aos graus atribuídos aos candidatos nas provas escritas e aos resultados das demais etapas avaliativas. Para interpor recurso o candidato deve utilizar a Ficha Informativa sobre Formulação de Questão (FIFQ), disponível no endereço eletrônico do concurso público. O prazo para preenchimento e envio do formulário vai de 23 a 25 de novembro.

Próximas etapas

Serão convocados para as próximas etapas do concurso os candidatos relacionados de acordo com a ordem estabelecida pela Média Final, em quantidade de acordo com a conveniência da Administração. O concurso Aeronáutica 2020 terá ainda as seguintes etapas de avaliação:

  • Inspeção de saúde;
  • Exame de aptidão psicológica;
  • Teste de avaliação do condicionamento físico;
  • Procedimento de heteroidentificação complementar;
  • Validação documental.

Para a seleção da especialidade, serão considerados: a opção escolhida pelo candidato por ocasião da inscrição, o número de vagas disponíveis para cada especialidade, e a classificação do aluno no concurso, obedecendo aos critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram o número de vagas total e o número de vagas reservadas aos candidatos negros.

Anexos