A Caixa Econômica Federal divulgou nesta sexta-feira, 15, que vai convocar mais 296 aprovados no concurso público realizado para o cargo de Técnico Bancário de 2014. Após os exames médicos admissionais e documentos de comprovação, os novos funcionários devem começar a trabalhar já nos próximos dias. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do banco.

A vice-presidente da área de Pessoas, Girlana Granja Peixoto, disse que as convocações vão ajudar o quadro neste período de aumento de atendimentos, tendo em vista o calendário de pagamentos do auxílio emergencial liberado a milhões de pessoas e que começará a ter a 2ª parcela paga na próxima segunda-feira, 18 de maio. "Essa medida visa reforçar o time de atendimento nas agências. Além disso, o banco fomenta a economia, gerando emprego e renda a centenas de famílias", citou.

Os candidatos vão passar ainda pelo programa de ambientação ao sistema do banco, que, desta vez, será feito todo de modo online. Segundo a Caixa, a maioria das convocações se dará para agências das regiões Norte e Nordeste.

Caixa convocou 2,8 mil aprovados em concurso nos últimos anos

Desde 2019, a Caixa convocou 1.871 Pessoas com Deficiência (PcD) aprovadas no concurso, esgotando o cadastro de reserva desse público. Foram ainda mais 633 aprovados da lista de ampla concorrência. Agora, com a nova convocação, o número chegará a 2,8 mil novos empregados.

O presidente do banco, Pedro Guimarães, frisou a importância de convocar as pessoas com deficiência aprovadas no concurso. "A Caixa é o maior patrocinador do esporte paraolímpico, mas apenas 1,67% dos funcionários têm deficiência, enquanto a lei exige um mínimo de 5% do pessoal. Os outros bancos têm 5%, e com isso vamos nos aproximar desse patamar", afirmou. A medida gerou certa revolta por parte de aprovados da lista geral da ampla concorrência, pois dá preferência para os PcD enquanto os demais aguardam a convocação.

Ainda em 2019, a Caixa promoveu um PDV - Plano de Desligamento Voluntário, onde ofereceu incentivo financeiro de até 10 remunerações do empregado para que ele se desligasse. Pôde participar quem já era aposentado pelo INSS e comprovasse, pelo menos, 15 anos de atividade no banco. Cerca de 3 mil desligamentos ocorreram.

Documentos solicitados para contratação

Os candidatos aprovados na seleção e convocados poderão realizar a consulta de documentos necessários para posse por meio do site da banca organizadora do concurso na época, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - Cespe/Cebraspe. Já o acompanhamento das convocações poderá ser feito por meio do site da Caixa, na aba "Concurso Público - Admissional".

Concurso para Técnico Bancário ocorreu em 2014

O concurso promovido lá em 2014 foi alvo de várias ações judiciais pela falta de convocações. A seleção era para Técnico Bancário e visava formar cadastro de reserva na instituição. O cargo exigiu certificado de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau) e contava com salário inicial, na época, de R$ 2.428,00, mais diversos benefícios, por jornada de trabalho de 30 horas semanais. Foram mais de 1 milhão de inscritos, um dos concursos mais concorridos da história.

Os Técnicos Bancários atuam no atendimento geral ao público, efetuando atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na Unidade, além de operar microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na Unidade; instruir, relatar e acompanhar processos administrativos e operacionais de sua Unidade; efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da CAIXA; entre outros.

Além da remuneração inicial de R$ 2,4 mil, a Caixa ainda oferece vantagens a todos os seus colaboradores, como possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros e resultados; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta/alimentação; possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento; programas de preservação da saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes; e contrato de trabalho regido pela CLT com direito a FGTS, dentre outras vantagens.

As provas objetivas aplicadas tiveram duração de 4 horas e 30 minutos e envolviam questões de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, atualidades, ética e legislação específica, além de conhecimentos específicos. O concurso teve resultado final homologado no dia 19 de maio de 2014.

Todas as publicações acerca do concurso podem ser conferidos no site do Cespe/Cebraspe