Atenção, concurseiros de Brasília! O Zoológico do Distrito Federal está planejando e organizando as primeiras etapas necessárias para que ocorra a abertura do novo concurso público do zoo, previsto para 2020.

Acontece que no dia 14 de abril (terça-feira), a diretora-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), Eleuteria Guerra Pacheco Mendes, trouxe para o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a informação de que um Grupo de Trabalho foi formado para reestruturar o quadro de servidores do zoo.

Essa etapa deve ser realizada antes da organização do concurso público propriamente dito, isso por causa do Decreto nº 40.610 (4/2020) que regulamenta a lei 6.525/2020, que determina a reorganização de todos os cargos existentes na administração pública do Distrito Federal, incluindo no Zoológico de Brasília.

O Grupo de Trabalho terá o prazo de 120 dias para estudar todos os cargos de natureza especial e os comissionados do zoo, assim como para documentar as conclusões. Após isso, a gestão do Jardim Zoológico de Brasília terá em mãos as informações sobre seus cargos, de forma a respeitar a legislação estadual, assim estando apta para dar continuidade aos trâmites do concurso público de 2020.

Antes da formação do Grupo, no dia 9 de abril, a diretora-presidente participou de uma reunião via videoconferência com diversos servidores públicos para tratar de assuntos envolvendo o zoológico, como sobre a Prestação de Contas do ano de 2019, os trâmites para a formação do referido grupo de trabalho e sobre a necessidade da realização de um novo concurso público. Veja os demais servidores que participaram da videoconferência:

  • José Carlos Lopes de Oliveira (Diretor Adjunto);
  • Luiz Ernesto Borges de Mourão Sá (Representante do Conselho e Meio Ambiente);
  • Silvestre Rodrigues da Silva (Membro da comunidade);
  • Mirian das Graças Damasceno (Presidente da Associação dos Servidores da FJZB - Asspolo);
  • Alberto Gomes de Brito (Superintendente de Uso Público);
  • Luísa Helena Rocha da Silva (Superintendência de Conservação e Pesquisa);
  • Antônio Elvídio Figueiredo (Superintendente Administrativo e Financeiro);
  • Naiara Soares Feitosa Aguiar (Chefe da Procuradoria/FJZB);
  • Daniella dos Santos Campos Guimarães (Secretaria Executiva dos Órgãos Colegiados).

Sobre o Zoológico de Brasília

O zoo tem mais de 139 hectares e abriga 826 animais. De acordo com o site, o zoológico de Brasília possui atualmente um quadro de servidores formado por 71 pessoas:

  • 41 servidores efetivos;
  • 30 profissionais sem vínculo efetivo.

Sobre o Concurso Público de 2020

O zoológico de Brasília nunca realizou concurso público antes, então o certame previsto para 2020 será o primeiro. Não foram divulgadas mais informações sobre a relação de cargos que serão ofertados e seus respectivos salários, bem como o quantitativo de vagas. Esses dados deverão ser divulgados após a análise dos referidos cargos pelo Grupo de Trabalho.

Neste momento, cabe ao concurseiro interessado em trabalhar no zoo de Brasília focar nos estudos e acompanhar as notícias do Ache Concursos para ficar informado. Para isso, ative as notificações do site!