O município de Afonso Cláudio, no estado do Espírito Santo, informa ao público em geral que realizará um processo seletivo simplificado para preencher 7 vagas e ainda formar um cadastro de reserva no cargo de Agente Comunitário de Saúde.

19/08/2020
25/08/2020
R$ 1.400,00
7
Anexos

A função de Agente de Saúde exige escolaridade de ensino médio completo e o candidato deve ainda residir na área da comunidade em que for atuar. O salário do cargo é de R$ 1.400,00 por carga horária de 40 horas semanais de trabalho.

As chances são para o ESF Mata Fria, ESF Serra Pelada, ESF Piracema, ESF Fazenda Guandu, ESF São Francisco, ESF Vila Pontões, ESF Sede 01, ESF Sede 02, ESF Sede 03 e no ESF São Vicente.

A vigência do contrato a partir da assinatura do mesmo será de acordo com a necessidade temporária de excepcional interesse público, até a data de 31 de dezembro de 2020, podendo ser prorrogado mediante justificativa da autoridade competente por igual período.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas das 8h do dia 19 de agosto até as 18h do dia 25 de agosto de 2020, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.afonsoclaudio.es.gov.br/DT. A inscrição é gratuita.

Provas

O processo seletivo acontecerá em etapa única, caráter classificatório, com base nas informações prestadas na ficha de inscrição. A lista de classificação dos candidatos será publicada nos sites www.afonsoclaudio.es.gov.br/site e www.diariomunicipal.es.gov.br/.

Atribuições dos Agentes

  • Trabalhar com adstrição de famílias em base geográfica definida, a micro área;
  • Cadastrar todas as pessoas de sua micro área e manter os cadastros atualizados;
  • Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
  • Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
  • Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade.
  • As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês;
  • Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adstrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
  • Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco;
  • Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa-Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe.

Este processo seletivo terá validade a partir da homologação do resultado final, até 31 de dezembro de 2020, ou enquanto durar a listagem de classificados, caso em que poderá ser realizado novo processo seletivo antes da data prevista para o término do presente edital.