O OGMO - Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Estado do Espírito Santo abriu seu novo processo seletivo que visa contratação de pessoal para 600 vagas de Trabalhador Portuário Avulso Multifuncional. São 150 vagas para preenchimento imediato e outras 450 vagas para formação de um cadastro de reserva, com chamadas conforme a necessidade.

01/02/2022
20/02/2022
13/03/2022
A divulgar
600
14/03/2022
Anexos

Para participar da seleção será exigido apenas ensino médio completo e carteira de habilitação na categoria "B". A remuneração dos trabalhadores será feita de duas formas: por produção, em função da produtividade alcançada, ou por salário dia nos casos de comparecimento, efetiva escalação e quando a remuneração por produção não atingir o valor do salário dia.

Inscrição

As inscrições na seleção devem ser realizadas entre os dias 01 e 20 de fevereiro de 2022, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.idcap.org.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 142,00.

A nova seleção será realizada por meio de 5 etapas, sendo:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Exame médico, de caráter eliminatório;
  • Curso de formação, de caráter eliminatório.

As provas serão realizadas no dia 13 de março, das 08h às 12h, nos locais divulgados no dia 02 de março. No dia 14 de março serão liberados os gabaritos preliminares das provas objetivas.

O que faz um trabalhador portuário

Veja algumas atribuições que os contratados terão que exercer:

  • Movimentação de mercadorias nas instalações dentro do porto, compreendendo o recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para a conferência aduaneira, manipulação, arrumação e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcações, quando efetuados por aparelhamento portuário;
  • Movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumação, peação e despeação, bem como o carregamento e a descarga, quando realizados com equipamentos de bordo;
  • Contagem de volumes, anotação de suas características, procedência ou destino, verificação do estado das mercadorias, assistência à pesagem, conferência do manifesto e demais serviços correlatos, nas operações de carregamento e descarga de embarcações;
  • Reparo e restauração das embalagens de mercadorias, nas operações de carregamento e descarga de embarcações, reembalagem, marcação, remarcação, carimbagem, etiquetagem, abertura de volumes para vistoria e posterior recomposição;
  • Atividade de fiscalização da entrada e saída de pessoas a bordo das embarcações atracadas ou fundeadas ao largo, bem como da movimentação de mercadorias nos portalós, rampas, porões, conveses, plataformas e em outros locais da embarcação.

O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final do órgão. Veja o edital completo:

Anexos