O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já definiu a banca organizadora do próximo concurso para 6.500 vagas. Foi publicado no Diário Oficial da União de 19 de fevereiro o extrato de contrato que define o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção (Cebraspe) como responsável pela realização do certame que vai contratar por tempo determinado profissionais para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento, Supervisor de Coleta e Qualidade e Agente de Pesquisas por telefone. As novas contratações não são para atuação direta no Censo Demográfico 2021 como o edital para 204 mil vagas publicado no dia 18/02.

O processo seletivo simplificado do IBGE foi autorizado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia ainda no ano passado. O documento, publicado no DOU, permitiu a contratação temporária de 6.500 profissionais para atender à necessidade temporária do IBGE. Os novos servidores vão atuar na operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE.

As mais de seis mil vagas devem ser abertas por meio de dois editais: uma seleção organizada pelo Cebraspe com 6.475 vagas e outra sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) com 25 vagas. Ambas as bancas foram escolhidas por meio de dispensa de licitação e só aguardavam a assinatura do contrato para serem oficializadas. O extrato de contrato com o IBFC deve ser publicado em breve.

Seleção do IBGE terá 6.500 vagas

Serão 6.500 vagas divididas em dois editais, o primeiro com oportunidades para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisas por Telefone e o segundo edital para a função de Supervisor de Pesquisas. Os requisitos de cada cargo serão definidos e divulgados no edital de abertura da seleção, mas já se sabe que a duração dos contratos deverá ser de até 1 ano, podendo ser prorrogada por tempo a ser determinado. Veja os cargos:

Governo autoriza 6.500 vagas para contratações no IBGE - Fonte: Diário Oficial
Governo autoriza 6.500 vagas para contratações no IBGE - Fonte: Diário Oficial

O que faz cada cargo no IBGE

Agente de Pesquisas e Mapeamento: visitação a domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza, como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado para a coleta de dados visando à realização de pesquisas de natureza estatística; realizar e/ou agendar entrevistas.

Supervisor de Coleta e Qualidade: Receber Dados Coletados do Equipamento de Coleta (Cabo/Bluetooth) / (Rede/Wireless) / (Cartão); atualizar no SIPGC os Dados Coletados; relatório: Situação da Coleta; relatório: SIGC: Indicadores Gerenciais (Posto); Relatório: SIGC: Indicadores Gerenciais (Supervisor); Instalar Aplicativos: Coleta ou Supervisão no Equipamento de Coleta; Carregar Setor no Equipamento de Coleta (Cabo/Bluetooth) / (Rede/Wireless) / (Cartão).

Agente de Pesquisas por Telefone: coletar informações, via telefone, com segurança, presteza e atenção garantindo fidedignidade das informações; e realizar a coleta utilizando roteiros e scripts planejados, assistido por sistema computacional, visando a captar e dirimir dúvidas quanto aos dados fornecidos.

Supervisor de Pesquisas: auxiliar no planejamento e execução dos trabalhos de definição metodológica da pesquisa, inclusive o detalhamento de âmbito, a elaboração do questionário e manuais; realizar pesquisa piloto; ministrar treinamentos objetivando à capacitação dos Agentes de Pesquisas por Telefone; organizar a distribuição das tarefas dos Agentes de Pesquisas por Telefone, de acordo com as orientações da coordenação da pesquisa; estabelecer contato com informantes, quando necessário; acompanhar e relatar à coordenação da pesquisa o desempenho dos Agentes de Pesquisas por Telefone; entre outras.

Além dessas, existem outras atribuições específicas por área de conhecimento como dar suporte e assistência aos Agentes de Pesquisas por Telefone no que diz respeito ao conhecimento de conceitos relacionados à pesquisa e assistência aos Agentes de Pesquisas por Telefone.

Censo Demográfico ocorrerá em 2021

O IBGE decidiu cancelar o Censo Demográfico marcado para 2020 e que abriria 208 mil vagas para Agentes e Recenseadores no país. A informação foi divulgada em março do ano passado após o instituto julgar necessária a medida tendo em vista as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência causado pelo Coronavírus no país. Assim, a realização do Censo foi adiada para 2021.

O concurso IBGE 2020 chegou divulgar os dois editais - nº 02 e 03/2020 para realização do processo seletivo que iria preencher 208.695 vagas em todos as cidades do país nos cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador para a realização do censo.

Para o Censo de 2021 o instituto lançou no dia 18 de fevereiro dois editais para preenchimento de 204.307 vagas. Serão 5.450 vagas para a função de Agente Censitário Municipal, 16.959 para Agente Censitário Supervisor e 191.898 vagas para o cargo de Recenseador. Os salários ofertados variam entre R$ 1.700,00 e podem chegar até R$ 4.500,00. As inscrições estarão abertas entre 19 de fevereiro e 15 de março. Confira abaixo o edital completo.