Ótima notícia para os concursandos maranhenses da área jurídica que sonham atuar em promotorias; o Conselho superior do MPMA (Ministério Público do Maranhão) aprovou a proposta (Resolução nº 10/2020) do procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, que traz o provimento de 15 vagas ao cargo de Promotor de Justiça Substituto do MPMA por meio de Concurso Público. A Resolução foi aprovada na última sexta-feira (7), em sessão ordinária do Conselho.

Em breve
Em breve
A divulgar
15

O concurso de 2020

É um excelente momento para os interessados em ingressar no MPMA como Promotor iniciarem os estudos, pois ainda há algum tempo até que o edital seja publicado. A Resolução nº 10/2020, que autoriza o Concurso, trouxe os nomes dos integrantes da Comissão do concurso. Assim, ainda não há previsão para a publicação do edital com demais informações do certame.

O MPMA poderá ainda abrir licitação para contratar a banca organizadora, ou realizará o concurso aos cuidados do próprio órgão, assim como foi no último concurso.

Último concurso do MPMA para Promotor foi em 2013

Quem organizou o último concurso para Promotor foi o próprio Ministério Público do Maranhão, que exigiu que os candidatos passassem por provas objetivas, discursivas e orais, pela avaliação de títulos e por exames de higidez física e mental.

Para ingressar nessa carreira, foi preciso ser bacharel em Direito e possuir, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

O concurso de 2013 ofertou 25 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto e deixou em aberto contratações futuras, conforme a necessidade do órgão. De todas as vagas providas, 5% delas foram destinadas para pessoas com deficiência.

Quem é nomeado Promotor do MPMA recebe, inicialmente, o salário de R$ 28.884,24.