O Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (CIABA), torna público aos interessados que realizará processo seletivo para admissão ao curso de Formação de Aquaviários destinado à habilitação para Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC) e Marinheiro Fluvial de Máquinas (CFAQ-MFM) para a turma 1 do ano de 2023.

20/02/2023
06/03/2023
19/03/2023
A divulgar
60
Anexos

São oferecidas 60 vagas para duas turmas, sendo uma turma com 30 vagas para o CFAQ-MFC e outra com 30 para o CFAQ-MFM.

Interessados em participar da seleção devem ser brasileiros (ambos os sexos) nato ou naturalizado, com idade mínima de 18 anos no ato da matrícula, escolaridade mínima de 9º ano do Ensino Fundamental completo, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, sendo o último apenas para candidatos do sexo masculino, e dentre outros.

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas até às 23h59min do dia 06 de março de 2023, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.marinha.mil.br/ciaba.

Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 8,00, que deverá ser feito até o dia 06 de março de 2023.

Provas CIABA

O processo de seleção constará de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, Apresentação de Atestados Médicos e Teste de Suficiência Física de caráter eliminatório e classificatório. O exame de conhecimentos (prova objetiva) conterá 20 questões objetivas do tipo múltipla escolha, sendo:

  • 10 questões de matemática e
  • 10 questões de língua portuguesa.

A prova objetiva será aplicada no dia 19 de março de 2023, das 09:00 às 12:00 horas, em locais a serem divulgados posteriormente.

Sobre os cursos

Os Cursos de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC) e Marinheiro Fluvial de Máquinas (CFAQ-MFM) serão constituídos em sala de aula e serão gratuitos.

Os cursos serão ministrados no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em regime de externato. Será oferecido material de ensino, por empréstimo, e complemento alimentar do EPM (Ensino Profissional Marítimo) nos dias em que houver aula (café da manhã, almoço e janta).

A validade do processo seletivo encerra-se na data da matrícula no curso. Para mais informações acesse o edital completo.

Anexos