Edital divulgado. A Marinha Mercante está selecionando 180 candidatos para admissão em suas Escolas de Formação de Oficiais (EFOMM). De acordo com o edital da nova seleção, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 28 de maio, são 100 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) do Rio de Janeiro-RJ, e mais 80 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA.

30/05/2019
16/06/2019
17/08/2019
A divulgar
180
19/08/2019
Anexos

Poderão participar do certame candidatos de ambos os sexos, que tenham concluído, com aproveitamento, o curso de ensino médio ou equivalente até 27 de janeiro de 2020 e que tenham idade entre 17 e 23 anos em 1º de janeiro de 2020.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Marinha - www.marinha.mil.br/ciaga entre os dias 30 de maio e 16 de junho de 2019 e proceder o cadastro. A taxa de inscrição custa R$ 68,00 e pode pedir isenção quem for membro de família com renda "per capita" igual ou inferior a um salário mínimo federal, que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista em escola da rede privada.

A seleção dos candidatos será feita por meio de exame de conhecimentos (prova objetiva), além de seleção psicofísica e teste de suficiência física. Na primeira etapa do exame de conhecimentos serão realizadas as provas de português, redação e inglês, e na segunda etapa as provas de matemática e física. As provas de conhecimentos serão aplicadas nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, nos locais que serão informados a partir do dia 05 de agosto.

Os gabaritos preliminares das provas objetivas sairão no dia 19 de agosto. Já o gabarito definitivo será divulgado pelo site www.marinha.mil.br/ciaga a partir do dia 06 de setembro, junto com o resultado preliminar.

No dia 27 de janeiro de 2020 serão realizadas as matrículas e o início do curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM-2020).

Sobre a EFOMM

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados, não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos, como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, etc. O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso terá dois períodos e será desenvolvido em oito semestres.

Anexos