Concurso Marinha Mercante 2019: Sai edital com 180 vagas para Oficiais

O novo concurso da Marinha Mercante inscreve para 180 vagas de ingresso nas Escolas de Formação de Oficiais. O prazo de inscrição vai de 30 de maio a 16 de junho de 2019.

Por Clécio
Abertura inscrições 30/05/2019 Data da prova 17/08/2019 Total de vagas 180
Encerra inscrições 16/06/2019 Gabaritos em 19/08/2019 Salários até A divulgar

Edital divulgado. A Marinha Mercante está selecionando 180 candidatos para admissão em suas Escolas de Formação de Oficiais (EFOMM). De acordo com o edital da nova seleção, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 28 de maio, são 100 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) do Rio de Janeiro-RJ, e mais 80 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA.

Poderão participar do certame candidatos de ambos os sexos, que tenham concluído, com aproveitamento, o curso de ensino médio ou equivalente até 27 de janeiro de 2020 e que tenham idade entre 17 e 23 anos em 1º de janeiro de 2020.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Marinha - www.marinha.mil.br/ciaga entre os dias 30 de maio e 16 de junho de 2019 e proceder o cadastro. A taxa de inscrição custa R$ 68,00 e pode pedir isenção quem for membro de família com renda "per capita" igual ou inferior a um salário mínimo federal, que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista em escola da rede privada.

A seleção dos candidatos será feita por meio de exame de conhecimentos (prova objetiva), além de seleção psicofísica e teste de suficiência física. Na primeira etapa do exame de conhecimentos serão realizadas as provas de português, redação e inglês, e na segunda etapa as provas de matemática e física. As provas de conhecimentos serão aplicadas nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, nos locais que serão informados a partir do dia 05 de agosto.

Os gabaritos preliminares das provas objetivas sairão no dia 19 de agosto. Já o gabarito definitivo será divulgado pelo site www.marinha.mil.br/ciaga a partir do dia 06 de setembro, junto com o resultado preliminar.

No dia 27 de janeiro de 2020 serão realizadas as matrículas e o início do curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM-2020).

Sobre a EFOMM

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados, não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos, como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, etc. O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso terá dois períodos e será desenvolvido em oito semestres.

Concursos próximos indicados para você
ConcursoInscrições atéN° VagasSalários até
ACHE SEU CONCURSO
Quer encontrar um concurso público específico?

Nossa busca vai te ajudar a encontrá-lo, basta você preencher alguns campos e pronto.

Buscar concursos
Últimas notícias
Comentários
Minha foto
    Siga nossas redes sociais