A Prefeitura de Matupá, no estado do Mato Grosso, abriu um novo processo seletivo para preencher 21 vagas na função de Agente de Inspeção Sanitária. Não há previsão de reserva de vagas para pessoas com deficiência neste edital, por se tratar de processo seletivo simplificado.

13/01/2020
24/01/2020
23/02/2020
R$ 2.285,00
21
Anexos

O cargo exige formação de nível médio completo, além de certificado de curso básico de computação (com carga horária mínima de 20 horas), certificado de curso de Boas Práticas de Fabricação - BPF (com carga horária mínima de 06 horas), mais certificado de curso de análise de perigo e pontos críticos de Controle - APPCC (com carga horária mínima de 16 horas). O salário inicial será de R$ 2.285,00, por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Como se inscrever

As inscrições deverão ser realizadas das 0h do dia 13 de janeiro até as 23h do dia 24 de janeiro de 2020, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gp.srv.br/rh_matupa/servlet/wprecadast.

As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital e consistirão em língua portuguesa, legislação, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos e serão realizadas no dia 23 de fevereiro no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico.

Conteúdos das provas

Língua Portuguesa: Leitura de textos de diferentes gêneros. Construção de sentido a partir das relações entre textos. Reconhecimento do propósito comunicativo de um texto. Identificação de informações presentes no texto. Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais. Gramática básica. O novo acordo ortográfico. Ortografia. Leitura. Figuras de linguagem. Tipos de texto.

Conhecimentos Gerais: História Política e Econômica de Mato Grosso, Fundação de Cuiabá, O ouro de Cuiabá; Índios Paiaguás; Mato Grosso no Primeiro Império; A Rusga; Mato Grosso na guerra do Paraguai, Divisão do Estado, Geografia de Mato Grosso, Mato Grosso e a região Centro-Oeste, Geopolítica de Mato Grosso, Ocupação do território, Aspectos socioeconômicos de Mato Grosso, Dinâmica da população em Mato Grosso, A economia do Estado no contexto nacional, A urbanização do Estado, História do Município de Matupá, Aspectos históricos e geográficos, Aspectos econômicos e sociais, Executivo e legislativo Estadual e Municipal, Atualidades gerais político, econômico, social e ambiental.

Conhecimentos Específicos: Conhecimentos Básicos de Computação. Conhecimentos básicos de Sistemas Operacionais (Ex:Dos,Windows,Linux): Manipulação de arquivos através do Windows Explorer (Encontrar arquivos, copiar, apagar, renomear, recuperar apagados); Funções de Sistema (Painel de Controle e configurações); Editor de texto; Conhecimento sobre Boas Práticas de Fabricação - BPF: Conhecimentos básicos de qualidade. Princípios da qualidade. Fundamentação legal para as boas práticas de fabricação. Procedimento operacional padrão (POP’s). Fundamentos para o manejo de resíduos, manutenção dos equipamentos e seleção de matéria prima. Registros. Principais métodos de higienização das superfícies de contato com alimentos. Rastreabilidade e segurança alimentar. Contaminantes nos alimentos. Conhecimento sobre Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle - APPCC: Legislação pertinentes ao APPCC. Gestão da qualidade nas empresas. Histórico do APPCC. Princípios do Sistema APPCC. APPCC e o Sistema de Gestão da Qualidade. Pré-requisitos para implantação do APPCC. Auditoria do APPCC. Noções de microbiologia.

Legislação: Lei Complementar n. 027/2005 - Novo Código de Posturas do Município de Matupá. Manual de Instruções expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPOA que trata de Inspeção de Carnes - Padronização de Técnicas, Instalações e Equipamentos - Tomo I - Bovinos.

O Agente de Inspeção Sanitária deverá executar a fiscalização e a inspeção higiênico-sanitária, tecnológica e industrial dos produtos de origem animal, bem como a prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos os produtos de origem animal, comestíveis ou não-comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, sendo que a inspeção abrange ante e post mortem dos animais, recebimento, manipulação, transformação, elaboração, preparo, conservação, acondicionamento, embalagem, depósito, rotulagem, trânsito e consumo de quaisquer produtos, subprodutos e resíduos de valor econômico, adicionados ou não de vegetais, destinados ou não à alimentação humana; Inspeção higiênico-sanitária, tecnológica e industrial dos produtos de origem vegetal, conforme dispõe a legislação Federal, o qual deverá atuar sob supervisão do médico veterinário responsável; executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

O presente processo seletivo simplificado terá prazo de validade de dois anos, contados a partir de sua homologação.