Atenção concurseiros do estado de Minas Gerais: saiu o edital TRF-6! O Tribunal Regional Federal da 6ª Região, lançou na manhã de hoje, dia 25 de agosto, o edital de abertura do 1º concurso público que tem 28 vagas imediatas e cadastro de reserva na função de Juiz Federal Substituto.
É uma boa oportunidade de emprego público para profissionais com graduação em direito que queiram ingressar na magistratura federal.
O concurso será realizado pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região em conjunto com a Fundação Getulio Vargas - FGV. Das vagas, uma será reservada para pessoa com deficiência, seis vagas aos candidatos que se autodeclararem negros, pretos ou pardos e uma aos candidatos que se autodeclararem indígenas.
A carreira exige ter concluído o curso de bacharelado em direito, ter três anos de atividade jurídica comprovada após a obtenção do grau, ser brasileiro nato ou naturalizado, ou possuir naturalidade portuguesa, entre outros requisitos. O subsídio inicial será de R$ 37.765,55.
Inscrição concurso TRF 6
As inscrições no concurso estarão abertas a partir das 16h do dia 01 de setembro até as 16h do dia 02 de outubro de 2025, pela internet, por meio do site https://conhecimento.fgv.br/concursos/trf6. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 377,00.
Os candidatos que pretenderem usufruir de isenção na condição de economicamente vulneráveis ou doadores de medula óssea deverão solicitá-la exclusivamente no período das 16h do dia 01 de setembro de 2025 às 16h do dia 05 de setembro de 2025, por meio de requerimento próprio.
Provas do concurso TRF 6
Os inscritos vão ter que passar por diversas etapas de avaliação até a investidura no cargo, envolvendo:
- Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Provas escritas, compostas de uma prova discursiva, uma prova prática de sentença civil e uma prova prática de sentença criminal, todas de caráter eliminatório e classificatório;
- Sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;
- Exames de sanidade física e mental, de caráter eliminatório;
- Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
- Curso de formação, de caráter eliminatório.
A prova objetiva seletiva ocorrerá no Município de Belo Horizonte-MG no dia 23 de novembro de 2025, com duração de cinco horas, das 13h às 18h, segundo o horário oficial de Brasília-DF.
Os locais, a data e o horário para realização da prova objetiva seletiva serão divulgados no sítio eletrônico da FGV com antecedência mínima de quinze dias.
Composição das provas
A prova objetiva seletiva será composta por 100 questões de múltipla escolha. Confira a seguir a tabela contendo as disciplinas por módulos e questões:
Bloco I com 40 questões sobre:
- Direito Constitucional
- Direito Previdenciário
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor
Bloco II com 30 questões de:
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Empresarial
- Direito Financeiro e Tributário
Bloco III com 30 questões sobre:
- Direito Administrativo
- Direito Ambiental
- Direito Internacional Público e Privado
- Noções gerais de Direito e formação humanística
- Direitos Humanos
Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva seletiva serão publicados no Diário Oficial da União e nos sites https://conhecimento.fgv.br/concursos/trf6 e http://www.trf6.jus.br.
A prova escrita discursiva valerá 10 pontos e será constituída de 6 a 8 questões acerca de quaisquer dos pontos do programa das disciplinas. Na prova discursiva, será aprovado o candidato que alcançar a nota igual ou superior a 6 pontos.
As provas discursiva e de sentença serão aplicadas nas seguintes datas:
- a) no dia 08 de fevereiro de 2026, no período da manhã, das 8h até 12h, prova discursiva;
- b) no dia 08 de fevereiro de 2026, no período da tarde, das 15h às 19h, prova prática de sentença cível; e
- c) no dia 09 de fevereiro de 2026, no período da manhã, das 8h até 12h, prova prática de sentença criminal.
O prazo de validade do concurso será de dois anos para convocar os aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: