Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerias, a Prefeitura Municipal vai abrir no dia 29 de julho as inscrições para interessados em concorrer às 17 vagas ofertadas para três cargos temporários do município. O Edital nº 01/2025 - SUGESP saiu no Diário Oficial da Cidade.

29/07/2025
30/07/2025
R$ 5.943,62
17
Anexos

As vagas são para cargos de Assistente de Apoio Administrativo, Analista Administrativo e Contador, e terão salários de R$ 2.545,02 a R$ 5.943,62 mensais.

Os contratos serão temporários por até 2 anos, podendo ainda haver prorrogação. A validade do processo seletivo terá duração de 2 anos a partir da homologação para convocar mais aprovados.

Cargos e Vagas

Cargo Vagas Escolaridade Salário Bruto Jornada
Assistente de Apoio Administrativo 10 Ensino Médio R$ 2.545,02 40h
Analista Administrativo 2 Ensino Superior R$ 5.943,62 40h
Contador 5 Ensino Superior R$ 5.943,62 40h

Todos os cargos têm direito ainda a vale-refeição (R$ 37,81 por dia útil) e vale-transporte.

- Veja o edital do PSS de Belo Horizonte/MG

Inscrição e provas

As inscrições no processo seletivo poderão ser realizadas de maneira presencial, no período previsto de 29 a 30 de julho de 2025, das 09h às 16h40mim na Subsecretaria de Gestão de Pessoas - SUGESP, situada na Avenida Augusto de Lima, nº 30, 1º andar, Centro, Belo Horizonte-MG.

É preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência, comprovação de escolaridade, entre outros (listados no edital).

O processo seletivo terá etapa de prova objetiva apenas para Assistente de Apoio Administrativo, de caráter classificatório e eliminatório, com 20 questões objetivas de múltipla escolha, que estarão distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, informática, raciocínio lógico e conhecimentos gerais. Ela poderá ser aplicada por meio da plataforma de Ensino à Distância da PBH, via Moodle. O acesso à plataforma (ead.pbh.gov.br/login/index.php) será feito mediante a opção com o login e senha disponibilizados pela Prefeitura após a inscrição, via endereço eletrônico (e-mail) informado pelo candidato.

Haverá etapa de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos com pontuação de itens sobre a qualificação e experiência profissional e por fim uma entrevista apenas para os candidatos às vagas de Analista Administrativo e Contador. Veja como será a avaliação de cada um:

Para Assistente de Apoio Administrativo:

  • Análise Curricular - Eliminatória e classificatória
  • Prova Objetiva Online (via Moodle) - Eliminatória e classificatória - Disciplinas: Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais - Total: 20 questões (1 ponto cada). É obrigatória a câmera aberta via Google Meet durante a prova.

Para Analista Administrativo e Contador:

  • Análise Curricular - Eliminatória e classificatória
  • Entrevista Presencial - Eliminatória e classificatória - Avaliação de clareza, conhecimento técnico, argumentação e motivação. Duração: de 10 a 30 minutos. Nota mínima: 60% para aprovação

A convocação para a contratação dos aprovados será feita pela SUGESP de acordo com a necessidade da Administração com convocação publicada no DOM (www.pbh.gov.br/dom/) e disponibilizada no site da Prefeitura.