O Departamento Estadual de Trânsito do estado do Piauí pode abrir um novo concurso em breve. A deputada estadual Flora Izabel (PT), sinalizou a importância de um novo concurso ao Diretor do órgão estadual. Na ocasião, a Deputada solicitou um edital com oferta de 200 vagas. No pedido de novo concurso, a parlamentar explicou qua a falta de pessoal no Detran tem atrapalhado o desempenho das atividades do órgão.

Em breve
Em breve
A divulgar
200

Ainda, segundo a Assembléia Legislativa do Piauí, a deputada defende a abertura de um novo concurso o quanto antes, com a oferta das 200 vagas. Tal certame seria urgente para aumentar a produtividade do Detran uma vez que o quadro de servidores do órgão está bem reduzido e em decorrência da demandas que aumentaram bastante em virtude do crescimento da frota de veículos no estado do Piauí.

Em discurso realizado na Assembléia Legislativa, a deputada ainda explicou que a abertura de um novo concurso possibilitaria ao Detran expandir os exames de direção nas cidades de Parnaíba, Floriano, Picos, Bom Jesus e São Raimundo Nonato uma vez que, atualmente, os exames práticados nessas cidades ocorrem com o deslocamento de servidores de Teresina.

Detran-PI tem necessidade de pessoal

Atualmente, o Detran do Piauí conta com cerca de 40 examinadores, que são responsáveis pelo atendimento dos 224 municípios do estado. Assim, diante a falta de pessoal, não resta outra alternativa para o órgão senão a abertura de um novo concurso público a fim de reduzir o déficit de pessoal, que acaba por reduzir a qualidade dos serviços prestados à população e ainda reduz a arrecadação no estado, com as taxas pagas ao Detran.

Vale mencionar ainda que o próprio Diretor do Detran PI, Garcia Guedes, já havia sinalizado em agosto deste ano, durante entrevista ao jornal local, a necessidade de realização de um novo concurso no órgão.

Último edital no DETRAN-PI foi há 8 anos

O último certame para o Detran do Piauí ocorreu no ano de 2012. Na oportunidade foram ofertas 22 vagas em cargos temporários, em funções que sequer são exercidas atualmente no Detran do estado do Piauí. Assim, com cargos temporários já ocupados e vagos, houve na ultima década somente oportunidades para a Área de TI. Diante a falta de pessoal e longo tempo que não são abertos novos concursos, um novo concurso para o Detran do Piauí é a medida necessária e urgênte para regularizar a situação do Detran do Piauí, que está prestes a chegar ao caos diante o baixo número de servidores no órgão.