Concurso Brigada Militar RS 2019 para Oficiais remarca provas

Brigada Militar e Bombeiros do Rio Grande do Sul inscreveram até 22 de novembro para concursos com 250 vagas no Curso de Formação de Oficiais. As provas ocorrerão no dia 24 de março de 2019.

Por: Clécio Etges
0
0 share
0 tweets
0 share

Após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) suspender as duas seleções em março deste ano, foram reabertas em outubro de 2018 as inscrições para participar dos concursos públicos da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, regidos pelos editais DA/DRESA nº CSPM 01-2018 e DA/DRESA nº CSBM 01-2018.

A Fundação La Salle segue coordenando as seleções e publicou um novo cronograma dos concursos em seu site - www.fundacaolasalle.org.br. O valor da taxa de inscrição era de R$ 187,77.

A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros publicaram editais com 250 vagas no Curso de Formação de Oficiais do Quadro, sendo 200 para formação de Oficiais da Brigada Militar e 50 para o curso de formação de Oficiais Bombeiros. Do total de oportunidades, 16% serão reservadas aos candidatos afrodescendentes.

Brigada Militar e Bombeiros abrem concurso para OficiaisPara participar do concurso o candidato interessado deve comprovar ter:

- Diploma do curso de Ciências Jurídicas e Sociais, obtido em estabelecimento reconhecido pelo MEC:
- Idade máxima de 29 anos de idade até o último dia de inscrição;
- Altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e de 1,60m para candidatas do sexo feminino;
- CNH em categoria 'B', entre outros requisitos.

O edital informa ainda que o limite de idade não se aplica aos Militares Estaduais, conforme previsto no parágrafo único do art. 2º da Lei nº 12.307, de 08 de agosto de 2005.

O Aluno-Oficial fará jus, durante o período de curso, à bolsa auxílio, indenização de fardamento, assistência à saúde, psicológica e odontológica. Após a formação, a remuneração do posto de Capitão é de R$ 11.620,55, e demais vantagens, com jornada de 40 horas semanais.

Provas

O concurso constará de cinco fases distintas de avaliação, sendo:

- Exame Intelectual, composto de prova objetiva com 80 questões de Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar, prova discursiva e prova de títulos;
- Exame de Saúde;
- Exame de Capacitação Física;
- Exame Psicológico composto Testagem Coletiva, Entrevista de Grupo e Entrevista Individual;
- Prova Oral.

As provas objetivas e discursivas foram remarcadas e serão realizadas agora na data provável de 24 de março de 2019 na cidade de Porto Alegre-RS, em locais a serem divulgados no dia 15 de março.

O curso superior de Polícia Militar (CSPM) e Bombeiro Militar (CSBM) terá duração de até dois anos e será realizado na Academia de Polícia Militar (APM) e na Academia de Bombeiro Militar (ABM).

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Anexo: Edital Concurso Oficial Brigada Militar-RS 2018


Concursos próximos indicados para você

carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar