Concurso Brigada Militar RS 2018 para Oficiais reabre inscrições

Brigada Militar e Bombeiros do Rio Grande do Sul inscrevem até 22 de novembro para concursos com 250 vagas no Curso de Formação de Oficiais. A seleção estava suspensa desde março deste ano.

Por: Clécio Etges
0
0 share
0 tweets
0 share

Após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) suspender as duas seleções em março deste ano, serão reabertas agora em outubro as inscrições para participar dos concursos públicos da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, regidos pelos editais DA/DRESA nº CSPM 01-2018 e DA/DRESA nº CSBM 01-2018.

A Fundação La Salle segue coordenando as seleções e aceitará inscrições de 24 de outubro a 22 de novembro de 2018 por meio do site - www.fundacaolasalle.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 187,77.

A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros publicaram editais com 250 vagas no Curso de Formação de Oficiais do Quadro, sendo 200 para formação de Oficiais da Brigada Militar e 50 para o curso de formação de Oficiais Bombeiros. Do total de oportunidades, 16% serão reservadas aos candidatos afrodescendentes.

Brigada Militar e Bombeiros abrem concurso para OficiaisPara participar do concurso o candidato interessado deve ter:

- Diploma do curso de Ciências Jurídicas e Sociais, obtido em estabelecimento reconhecido pelo MEC:
- Idade máxima de 29 anos de idade até o último dia de inscrição;
- Altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e de 1,60m para candidatas do sexo feminino;
- CNH em categoria 'B', entre outros requisitos.

O edital informa ainda que o limite de idade não se aplica aos Militares Estaduais, conforme previsto no parágrafo único do art. 2º da Lei nº 12.307, de 08 de agosto de 2005.

O Aluno-Oficial fará jus, durante o período de curso, à bolsa auxílio, indenização de fardamento, assistência à saúde, psicológica e odontológica. Após a formação, a remuneração do posto de Capitão é de R$ 11.620,55, e demais vantagens, com jornada de 40 horas semanais.

Provas

O concurso constará de cinco fases distintas de avaliação, sendo:

- Exame Intelectual, composto de prova objetiva com 80 questões de Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar, prova discursiva e prova de títulos;
- Exame de Saúde;
- Exame de Capacitação Física;
- Exame Psicológico composto Testagem Coletiva, Entrevista de Grupo e Entrevista Individual;
- Prova Oral.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas agora na data provável de 17 de fevereiro de 2019 na cidade de Porto Alegre-RS, em locais a serem divulgados no dia 08 de fevereiro.

O curso superior de Polícia Militar (CSPM) e Bombeiro Militar (CSBM) terá duração de até dois anos e será realizado na Academia de Polícia Militar (APM) e na Academia de Bombeiro Militar (ABM).

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Anexo: Edital Concurso Oficial Brigada Militar-RS 2018


Concursos próximos indicados para você

carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar