Já está disponível a partir desta quarta-feira, 3, a consulta ao cartão de confirmação do Enem 2021. O documento que confirma a inscrição do participante no Exame Nacional do Ensino Médio traz a informação do local, data e horário em que as provas serão realizadas.

A divulgação do cartão foi confirmada mais tarde pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP. O Enem 2021 será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro.

A consulta ao local de prova do Enem 2021 está disponível na Página do Participante - https://enem.inep.gov.br/. Para acessar as informações o estudante deverá preencher o mesmo login e senha cadastrado no dia da inscrição.

Durante a tarde desta quarta (3) o site apresentou instabilidade e alguns participantes não conseguiram acessar o cartão de confirmação.

O Enem 2021 deve ser o menor desde 2005, com registro de 3.109.762 de candidatos com inscrição confirmada. Desse grupo, 3.040.871 estão inscritos para realizar a prova impressa e os outros 68.891 farão a versão digital do exame. Também será a primeira vez que a prova digital e impressa serão aplicadas na mesma data.

Outra novidade desta edição é que o Enem Digital contará, pela primeira vez, com atendimento especializado. Além disso, o Inep disponibilizará tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso.

Enem 2021: como serão as provas?

No primeiro dia do Exame, 21 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

O participante somente deverá responder às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia do Exame, 28 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.