Começou no dia 7 de março a liberação de saques do dinheiro esquecido em bancos pelos brasileiros. A ferramenta lançada pelo Banco Central, Sistema Valores a Receber (SVR), já está liberada para consultas por meio de CPF e data de nascimento. No entanto, para transferir os recursos será necessário ter uma conta no sistema Gov.br.

O sistema valores a receber foi lançado em 2022 e saiu do ar no primeiro dia de consulta por causa da sobrecarga de acessos. A consulta no site do BC só mostra se o cidadão tem ou não valores a receber.

Para fazer a consulta o BC lançou um site exclusivo, o valoresareceber.bcb.gov.br. É por meio dele que as consultas deverão ser feitas agora, mas é preciso atenção, pois será necessário ter uma conta nível ouro ou prata do Gov.br para transferir os recursos. Veja abaixo como fazer uma.

Níveis da conta Gov Br

Além da conta Gov.br, o cidadão deverá ainda ter um nível de certificação para ter acesso aos valores. São três níveis da conta gov.br - Bronze, Prata e Ouro - que refletem a forma como ela é validada e diferencia acesso a alguns serviços.

Veja abaixo como ter uma conta nesse sistema e como aumentar o nível para poder acessar o SVR sem problemas.

Login Gov.br Prata e Ouro

Como o acesso será exclusivamente com o login Gov.br, todo cidadão que criar uma conta terá nível "bronze" de acesso. Um login nível prata ou ouro será exigido para acessar o SVR.

Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito neste link ou pelo celular no App Gov.br (link iOS e link Android).

Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns poucos dados e criar uma senha. E tudo isso é oferecido gratuitamente.

Sem nenhuma validação e com a conta Bronze ele deverá aumentar os níveis de segurança e acesso. A alteração deve ser feita dentro do gov.Br, com a apresentação de novos documentos.

Uma conta Ouro pede mais informações e validações cadastrais que uma Prata; já uma Prata mais que uma conta Bronze. Veja como são os níveis:

Bronze

  • Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis;
  • Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais.

Prata

  • Login único para um grande número de serviços digitais;
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.

Ouro

  • Login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso;
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.

Como aumentar o nível da conta Gov.Br

Para aumentar o nível da sua conta de bronze para prata, você deve logar na sua conta gov.br e ir em "Selos de Confiabilidade". Então, são três meios de conseguir o novo nível, por meio de:

  • Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
  • Validação dos seus dados via internet banking por meio um banco credenciado (Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Sicoob, Santander, Banco de Brasília ou Caixa);
  • Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal, acumuladamente.
Conta nível prata do Gov.Br - Reprodução
Conta nível prata do Gov.Br - Reprodução

Já para passar de bronze ou prata para o nível ouro, serão exigidos uma das duas seguintes certificações:

  • Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (é necessário ter o título eleitoral com biometria)
  • Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Níveis de Conta Gov.Br - Reprodução: Governo Federal
Níveis de Conta Gov.Br - Reprodução: Governo Federal

A conta Gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.