O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União a Portaria nº 1.321 que informa o calendário atualizado da prova de vida para aposentados e pensionistas. Suspensa desde março de 2020, a comprovação de vida dos segurados do INSS foi retomada no mês de junho para quem estava com a prova vencida até abril do ano passado.

O novo calendário da prova de vida do INSS define as datas para quem precisa regularizar a situação entre maio de 2021 e julho de 2022. Antes, o cronograma previa o prazo para o segurado cuja prova de vida venceu em abril deste ano.

Veja como ficou o novo calendário da prova de vida do INSS até 2022:

Competência de vencimento da comprovação de vida Competência da retomada da rotina
março e abril/2020 junho/2021
maio e junho/2020 julho/2021
julho e agosto/2020 agosto/2021
setembro e outubro/2020 setembro/2021
novembro e dezembro/2020 outubro/2021
janeiro e fevereiro/2021 novembro/2021
março e abril/2021 dezembro/2021
maio e junho/2021 janeiro/2022
julho e agosto/2021 fevereiro/2022
setembro e outubro/2021 março/2022
novembro e dezembro/2021 abril/2022
janeiro e fevereiro/2022 maio/2022
março e abril/2022 junho/2022
maio e junho/2022 julho/2022
julho/2022 agosto/2022

Na mesma portaria, o instituto possibilita que os beneficiários com dificuldades de locomoção e idosos acima de 80 anos solicitem a realização da prova de vida em casa. O procedimento poderá ser realizado por um representante do INSS e favorecerá a parcela de segurados que não possuem procurador ou representante legal cadastrado.

A solicitação da prova de vida "por meio de pesquisa externa" deve ser feita pelo segurado ou por terceiros mediante requerimento na Central 135, no aplicativo Meu INSS ou por outros canais a serem disponibilizados pelo INSS. "É importante lembrar que as pessoas com mais de 80 anos e com dificuldade de locomoção não precisam ir até o banco. Nesses casos, o próprio beneficiário, ou um familiar, pode pedir o serviço de prova de vida domiciliar", informou o Diretor de Benefícios do INSS, José Carlos de Oliveira.

Falta da prova de vida pode gerar bloqueio do benefício

O procedimento deve ser realizado uma vez por ano para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Caso perca o prazo previsto no calendário o segurado pode ter o seu benefício cortado e precisará procurar uma agência bancária para fazer o desbloqueio e voltar a receber.

Recentemente, o INSS liberou a realização da prova de vida para mais segurados por meio do aplicativo. De acordo com o governo, quem teve o benefício suspenso ou cessado por falta da prova de vida poderá fazer a comprovação diretamente no app Meu INSS, desde que o segurado possua biometria facial cadastrada no bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran).

O INSS informou que a partir de 1º de julho poderá bloquear o benefício dos aposentados e pensionistas que tiveram a prova de vida vencida em março e abril/2020 e não realizaram o procedimento no mês de junho, conforme previsto no calendário acima. Já os segurados com a prova de vida vencida em maio de junho/2020 têm até o dia 31 de julho para realizar a comprovação.

Após a realização da prova de vida no aplicativo Meu INSS o segurado terá o benefício reativado na hora, sem necessidade de comparecer a uma agência bancária ou do INSS. Já para os grupos que ainda não podem realizar a prova de vida por biometria, o instituto atualizou as mensagens de orientação com o intuito de esclarecer o que o segurado deve fazer para realizar o procedimento.

Como fazer a prova de vida digital do INSS 2021

A prova de vida digital do INSS é destinada somente aos segurados escolhidos para participar do projeto, que ainda não está disponível para todos os beneficiários. Dessa forma, aqueles que estiverem aptos a realizar este procedimento serão informados via mensagem de texto (SMS) no celular, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS.

O INSS alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente a prova de vida de número diferente deve ser desconsiderada. Em caso de dúvidas o beneficiário pode ligar para o número 135 (telefone oficial do INSS). Veja o passo a passo para fazer a prova de vida digital do INSS:

Para fazer a prova de vida por biometria facial o beneficiário deve ter dois aplicativos instalados no smartphone: o Meu INSS (download para Android aqui e iPhone aqui) e o Meu Gov BR (download para Android aqui e iPhone aqui).

  1. Ao abrir o aplicativo Meu INSS, o beneficiário selecionado para fazer a prova de vida digital verá a noticiação "Chegou a hora de fazer sua prova de vida! Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa";
  2. O app então irá redirecionar o segurado para o aplicativo Meu Gov Br;
  3. No app Meu Gov Br, clique em autorizações e clique para Autorizar a que estiver pendente;
  4. Clique em Realizar Validação para aceitar a autorização;
  5. Clique na opção Permitir para que o aplicativo tenha acesso à câmera do seu celular;
  6. Preencha o dado solicitado para confirmar sua identidade e clique em Prosseguir;
  7. O app vai pedir que você posicione o celular de forma a centralizar o seu rosto no círculo que surgiu na tela. Siga as instruções até que o círculo fique verde;
  8. Após terminar todos os movimentos solicitados pelo app a sua prova de vida digital estará concluída e a mensagem "Validação Facial realizada com sucesso!" será exibida.
  9. Uma notificação será enviada no Meu Gov Br quando o INSS concluir o seu processo de prova de vida.