O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de janeiro os editais com prazos e critérios para a inscrição nos processos seletivos para o primeiro semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni), e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Governo oferece aos estudantes por meio das três seleções, milhares de oportunidades para ingressar no ensino superior. Em todas elas, a classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já para acessar o FIES é aceito qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.

Para o Sisu e Prouni as inscrições serão abertas em fevereiro, já para o Fies só em março. O período de inscrição para o Sisu começa no dia 15 de fevereiro e termina às 23h59 do dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni vai de 22 a 25 de fevereiro.

Já no início de março, de 8 a 11, abrem as inscrições do Fies, que este ano ofertará 110.925 vagas.

Inscrições

Para os três processos as inscrições nos processos seletivos serão gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. Em 2022, o MEC desenvolverá um portal único que reunirá os sistemas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies em um só ambiente. O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior irá direcionar o candidato a cada um dos sistemas de inscrição, conforme o interesse nas vagas disponibilizadas em cada processo seletivo.

Sisu

O resultado do Sisu sai dia 22 de fevereiro e o período de matrícula dos selecionados na chamada regular foi prorrogado e irá de 23 de fevereiro a 8 de março. Assim, os estudantes terão mais tempo de reunir a documentação exigida para efetuar a matrícula.

Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas, por meio da lista de espera do Sisu. O prazo para manifestar interesse em participar dessa etapa será de 22 a 28 de fevereiro.

A convocação na lista de espera é feita diretamente pelas instituições de ensino. Para saber sobre prazos, horários e procedimentos adotados para a matrícula dos convocados nesta etapa, os candidatos devem acompanhar as informações divulgadas pela instituição indicada por ele na lista de espera do Sisu.

Para se inscrever é necessário ter feito o Enem de 2021 e não ter zerado a prova de redação, nem ser treineiro.

Cronograma SISU

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar)
  • Convocação dos selecionados por lista de espera: a partir de 10 de março

Prouni 2022

O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas. No dia 2 de março será divulgado o resultado da 1ª chamada e, no dia 21 de março, o resultado da 2ª chamada. De 3 a 14 de março é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e para o processo seletivo próprio da instituição de ensino, quando houver.

Já o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino, quando houver, será de 21 a 29 de março.

Nos dias 4 e 5 de abril os inscritos no Prouni terão a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 7 de abril. E de 8 a 13 de abril é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados nessa última etapa da seleção do Prouni.

Critérios para participar

Para se inscrever é preciso ter realizado o Enem de 2021 e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem ou ter participado do exame na condição de treineiro, conforme definido no Edital nº 3, publicado nesta quarta-feira, 19, no DOU.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral.

As demais condições que devem ser atendidas são: ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou ser pessoa com deficiência.

Para quem comprovar ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Cronograma

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

Resultado dos pré-selecionados:

  • 1ª chamada - 2 de março
  • 2ª chamada - 21 de março

    Comprovação das informações da inscrição:
  • 1ª chamada - 3 a 14 de março
  • 2ª chamada - 21 a 29 de março

    Lista de espera:
  • 4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar)
  • 7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera)
  • 8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).

Fies

Podem disputar as vagas ofertadas pelo Fies todos que tenham participado de uma ou mais edições do Enem, a partir da edição de 2010, que não tenha zerado a prova de redação e tenha nota superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem.

O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado em chamada única, no dia 15 de março. O prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única, que deve ser feita na página do sistema de inscrição do Fies, será de 16 a 18 de março.

Quem não for pré-selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera do Fies. O período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera será de 16 de março a 28 de abril.

Para obter o financiamento também é necessário comprovar que possui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Cronograma

  • Inscrições: 8 a 11 de março
  • Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março

    Complementação da inscrição:
  • 16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)
  • 16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

Com informações do Governo Federal