A população cearense será beneficiada com mais 25 mil vagas para habilitações gratuitas até o fim de 2022. Isso será possível por meio do Programa CNH Popular 2022, anunciado nessa terça-feira, 22 de março e que seguirá os moldes do programa já executado em 2021.

Por meio do projeto, é possível obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). O programa é visto como um apoio à carreira e qualidade de vida da população, já que ter a habilitação pode ser uma fonte de renda e oportunidade de trabalho para muitas pessoas.

Além disso, o CNH Popular também tem o objetivo de garantir um trânsito mais seguro. Primeiro porque capacita as pessoas a dirigir e segundo porque os novos condutores que se habilitam na categoria A recebem um capacete, garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, e que atende às exigências legais vigentes.

Publico-alvo

Todos os 184 municípios do Ceará serão contemplados, segundo o governo. "Serão 25 mil unidades, sendo 20 mil para o interior, e 5 mil para a capital. A distribuição das vagas é pelo número de habitantes", detalhou o governador Camilo Santana.

O público-alvo é formado, principalmente, por beneficiários do programa federal Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família). Além deles, também serão beneficiadas pessoas com deficiência.

Veja a imagem abaixo:

Créditos: Divulgação/Governo do Ceará
Créditos: Divulgação/Governo do Ceará

Como participar?

Os interessados devem realizar cadastro no site do Detran-CE, registrando as informações solicitadas e anexando documentos exigidos. Em seguida, os dados passam por análise do Detran.

Após verificado e aprovado o cadastro, será agendada a comissão. Por meio dela os candidatos serão direcionados pelo Detran para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.

Cuidado com golpes

O Detran-CE está alertando a comunidade para que tome cuidado com golpes. Os interessados devem se inscrever somente no site oficial do Detran-CE e não devem levar em consideração qualquer e-mail e nenhum tipo de link através de redes sociais ou aplicativos de mensagens, como WhatsApp, para evitar fraudes ou tentativa de golpe.

50 mil beneficiados

Criado em 2009, o programa, executado por meio do Detran-CE, já beneficiou 25 mil inscritos em 2021, cujo atendimento ainda está sendo realizado. Com o incremento, portanto, serão 50 mil novas CNHs considerando os dois anos.