Terminam nesta semana as inscrições para participar do Encceja 2022. Com edital lançado em maio, o INEP ainda inscreve para a edição deste ano do exame que terá provas aplicadas em agosto em diversas cidades de todos os estados do país.

A aplicação do ENCCEJA é para jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade estudantil adequada. O único requisito para tentar o diploma é ter acima de 15 anos para tentar o certificado do ensino fundamental ou acima de 18 anos para concorrer ao diploma de nível médio.

O ENCCEJA é formado por 4 provas que envolvem diversas áreas de conhecimento. Cada prova tem 30 questões, totalizando 120, além de uma redação. Lembrando que quem já foi aprovado em alguma área nas edições anteriores só precisará fazer as demais. A opção da área de prova pode ser feita no ato da inscrição.

Inscrição no ENCCEJA termina dia 4

As inscrições no Encceja 2022 devem ser feitas somente até às 23h59min do dia 4 de junho de 2022 (sábado) por meio de formulário disponível no site do INEP. Não há cobrança de taxa para fazer a inscrição, ela é gratuita.

Quem não foi fazer a prova anterior do exame (edição 2021), quando da pandemia, não precisará justificar a falta. Mesmo assim, deve fazer uma nova inscrição.

Datas do Encceja 2022

  • Inscrições: de 24 de maio a 04 de junho;
  • Provas: 28 de agosto;
  • Cidades de realização das provas - veja aqui

Provas

São 4 provas aplicadas com 30 questões cada uma, além da redação.

Para quem tenta o certificado do ensino fundamental serão:

  • Prova I: 30 questões de Ciências Naturais;
  • Prova II: 30 questões de Matemática;
  • Prova III: 30 questões de Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
  • Prova IV: 30 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Já para quem tenta a formação no nível médio a prova terá:

  • Prova I: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química, Física e Biologia;
  • Prova II: 30 questões de Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova III: 30 questões de Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
  • Prova IV: 30 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias - História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

As provas terão 4 horas de duração no turno da manhã, das 9h às 13h (provas I e II); e 5 horas no turno da tarde (provas III e IV), aplicadas das 15h30 às 20h30.

Será obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas, segundo o edital.

Os gabaritos do ENCCEJA saem em até 10 dias depois da prova, ou seja, até dia 10 de setembro.

O Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Os diplomas são emitidos por essas instituições quando da aprovação. É importante lembrar que o candidato deve optar pela instituição que dará o diploma quando da inscrição.