Iniciam nesta terça-feira, 27 de julho, as inscrições para o segundo processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2021. Os interessados em participar do programa do governo federal podem se inscrever pelo site do Fies até a próxima sexta-feira, 30.

Podem se inscrever no Fies os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e que alcançaram média aritmética das notas igual ou superior a 450 e nota superior a 0 na redação.

O processo seletivo do Fies é voltado para pessoas que possuem renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos (R$ 3.300,00) e que querem financiar um curso superior em universidades privadas.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), para o segundo semestre de 2021 devem ser abertas 69 mil vagas em 23 mil cursos. Cerca de 1.324 instituições de ensino participam do programa e as vagas já podem ser consultadas por estado, município e curso no site do Fies.

Inscrição no Fies 2021

Para se inscrever no processo seletivo do Fies 2021/2, o candidato deve acessar o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clicar em "Minha Inscrição" e em seguida em "Fazer Cadastro".

O candidato então será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, será direcionado novamente para a página do Fies. Clique sobre a opção "Entrar com GOV.BR", e informe o CPF e a senha cadastrada. Após isso, será direcionado para o sistema de inscrição do Fies e ésó preencher as informações solicitadas pelo sistema.

Calendário do Fies 2021/2

  • 27 a 30 de julho - Período de inscrição;
  • 3 de agosto - Resultado dos pré-selecionados em chamada única;
  • 4 a 6 de agosto - Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.

Lista de Espera

  • 4 a 31 de agosto - Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Fies - Vagas remanescentes

  • 8 a 10 de setembro - primeiro período de inscrição para candidatos não matriculados e matriculados;
  • 27 a 29 de outubro - segundo período de inscrição somente para candidatos matriculados.

Como funciona a nota de corte do Fies?

A nota de corte do Fies é a menor nota para ficar entre os selecionados em grupo de preferência com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no mesmo grupo. Esta nota será divulgada quando forem ocupadas todas as vagas no grupo escolhido pelo candidato e servirá de referência para que o candidato possa monitorar sua inscrição (não é garantia de pré-seleção). A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

A pré-seleção dos candidatos no Fies é feita em ordem decrescente conforme as notas obtidas no Enem e dentro do grupo de preferência no qual se inscreveram. Em casos de notas iguais no Enem, serão utilizados os seguintes critérios de desempate:

I - maior nota obtida na redação;
II - maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III - maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV - maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V - maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.