Serão retomadas hoje, 26 de outubro, as inscrições das vagas restantes referentes ao segundo semestre de 2020 para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). São cerca de 50 mil inscrições ainda não preenchidas nas edições de 2020 dos processos seletivos regulares, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Para a inscrição é necessário acessar a página do Fies na internet. Poderão se inscrever tanto os candidatos não matriculados em instituição de educação superior, como também os já matriculados, mas que buscam uma oportunidade para financiar a continuidade dos estudos.

O FIES financia estudantes que cursam faculdades particulares e exige renda familiar do estudante, por pessoa, de até 3 salários mínimos (R$ 3.135). Caso a renda da família seja de até 1,5 salário mínimo, não é necessário fiador. A taxa de juros será zero para todos os estudantes.

Para quais cursos são as inscrições

De acordo com o MEC, hoje (26) e amanhã (27) a oferta será exclusivamente para os cursos de áreas do conhecimento prioritárias, como cursos de Saúde, Engenharias, Licenciaturas e Ciência da Computação.

Já as inscrições de candidatos não matriculados em instituição de educação superior poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 3 de novembro. "E para quem já está matriculado no curso, turno e instituição para a qual deseja se inscrever para tentar o financiamento, o prazo termina às 23h59 do dia 27 de novembro", complementa a nota divulgada pelo MEC.

O MEC optou por prorrogar o cronograma do processo de ocupação dessas vagas por causa de centenas de pessoas que tentaram se inscrever para as vagas remanescentes e acabaram gerando instabilidade no sistema eletrônico usado para a inscrição no Fies.

Para solicitar o financiamento o estudante deve ter participado do Enem (a partir de 2010) e ter atingido média igual ou maior do que 450 pontos e nota maior ou igual a 400 na redação.

O governo centralizou os serviços prestados à população no Portal.gov.br para entrar no Portal FIES.

O que é o Fies

O Fies é o programa do governo federal que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Com informações da Agência Brasil.