O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN-RS) já divulgou a tabela de valores do IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no estado. Os proprietários de veículos poderão começar a pagar o imposto a partir desta quarta-feira, 15 de dezembro.

A frota total do estado tem 7.262.038 veículos e, destes, 53,9% são pagantes. Outros 46,1% ficam isentos do IPVA. Veículos automotores fabricados a partir de 2003 devem pagar o imposto. Carros fabricados em 2002 ou antes, não pagam.

As alíquotas permanecem as mesmas, sendo: 3% para automóveis e camionetes; 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetes para locação.

Para 2022, o governo RS deu um desconto adicional de antecipação, visto que a tabela FIPE, base de cálculo do imposto, teve reajuste na casa dos 22% no decorrer do ano. Com os preços dos carros mais elevados, o imposto também subiu.

Tabela de Descontos do IPVA

No ano passado o desconto para o pagamento antecipado foi de apenas 3%. Neste ano será de 10%. Além disso, quem quitar o IPVA até 30/12, antes da virada do ano escapa do reajuste da Unidade Padrão Fiscal (UPF) que deverá ser corrigida também na casa dos 10% para 2022. Ou seja, o pagamento antecipado já garante 20% de desconto.

Os proprietários de veículos que tiverem ainda descontos de Bom Motorista (até 15%) e Bom Cidadão (até 5%), com a soma dos descontos máximos disponíveis, podem ter redução de 34,63% sobre o valor total do IPVA.

Veja a tabela de descontos de cada item:

  • Desconto do Bom Motorista (até 15%) - Para condutores sem registro de infrações depois de 1º de novembro de 2020 (um ano) o desconto é de 5%. Quem não teve multas depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos) o desconto é de 10%. Já aqueles sem multas desde 1º de novembro de 2018 (três anos) recebem desconto de 15%.
  • Desconto do Bom Cidadão (até 5%) - Quem teve entre 51 e 99 notas fiscais registradas em seu CPF recebe 1%; quem conseguiu de 100 a 149 notas recebe 3% e quem teve mais de 150 notas recebe 5% de desconto.
  • Desconto por antecipação (até 10%) - O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 10% de desconto. Se pagar até 25 de fevereiro, a redução é de 6%. Quitando até 31 de março, o desconto chega a 3%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.
  • Variação da UPF (deve ser por volta de 10% com valor ainda a ser definido) - Pagamentos feitos até 30/12 usam a UPF base de 2021. Quem pagar a partir de janeiro de 2022 terá que arcar com o reajuste da UPF para 2022.

Como consultar o valor do IPVA

Os proprietários podem fazer a consulta do valor do imposto pelo site do governo, em: www.ipva.rs.gov.br ou ainda no site do Detran-RS por meio da placa e RENAVAM do veículo.

Outro meio de consulta é pelo aplicativo IPVA RS para dispositivos móveis, disponível na App Store e na Google Play.

O governo abriu ainda este ano a possibilidade de parcelamento em até seis vezes, quitando o IPVA até junho, ao invés de março, como ocorreu em 2021. O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2022.

As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão os mesmos descontos de 10%, 6% e 3% respectivamente. A partir de fevereiro só será possível pagar o imposto em parcela única.

Como pagar o IPVA-RS

Os pagamentos poderão ser feitos via Pix este ano. Para isso, é necessário consultar o valor no site ou no aplicativo do IPVA/RS, gerar um QR Code e pagar no seu banco de preferência.

Agências do Banrisul, Sicredi ou Banco do Brasil também aceitam pagamentos de forma presencial ou pelo aplicativos próprios. É só apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) no caixa da agência. Lembrando que os pagamentos começam a ser aceitos a partir de 15 de dezembro.