Saiu o calendário de pagamentos do IPVA em São Paulo. A Secretaria da Fazenda e Planejamento divulgou datas e prazos para pagamento do importo, incluindo o período e pacotes de descontos. Quem quiser o desconto máximo de 9% e tiver veículo com placa final 1 deve pagar até o dia 10 de janeiro. O calendário da cota única segue até o dia 21 de janeiro para ter o desconto.

Com a chegada de um novo ano, o brasileiro começa a se preocupar com todos os impostos a pagar. Quem tem carro já está pensando na quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para o cálculo do valor do imposto no ano de 2022 duas informações primordiais são usadas: a Tabela FIPE do carro e a alíquota de cada estado.

Em São Paulo, o governador João Doria anunciou que o IPVA 2022 poderá ser parcelado em até cinco vezes a partir de janeiro, facilitando assim o pagamento. Já quem optar pelo pagamento antecipado em cota única, terão desconto de 9% em janeiro e 5% em fevereiro. Veículos 0 km ganham o desconto de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal.

Em 2021 o pagamento da cota única foi de 07 a 20 de janeiro. Já o calendário 2022 foi divulgado hoje, 21, . Veja como será:

  • Cota única em janeiro com desconto de 9%, de acordo com o final de placa;
  • Cota única em fevereiro com desconto de 5%, de acordo com o final de placa;
  • Parcelamento em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.
Calendário IPVA SP 2022 - Fonte: SEFAZ/SP
Calendário IPVA SP 2022 - Fonte: SEFAZ/SP

Já para caminhões, o calendário é diferente. Para pagamento integral em janeiro será concedido desconto de 9% e para pagamento em abril o desconto é de 5%. O parcelamento em cinco vezes também dá direito ao desconto de 5%, mas com pagamentos em março, maio, julho, agosto e setembro. Veja as datas e prazos:

IPVA SP para caminhões em 2022 - Fonte: SEFAZ/SP
IPVA SP para caminhões em 2022 - Fonte: SEFAZ/SP

Aumento do IPVA em SP

O IPVA ficará, em média, de 25% a 30% mais caro em São Paulo. O imposto é baseado no valor do veículo, e tanto os automóveis novos como os usados acumularam expressiva valorização em 2021, conforme a tabela FIPE.

Cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA (que não foi reajustada), mas todos levam em conta o valor relativo à venda de veículos usados - calculado por meio da tabela Fipe - ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos 0km. A alíquota de São Paulo é de 4% para carros movidos a gasolina ou flex.

O imposto anual recai na pessoa que tem veículo em seu nome e que circula pelas ruas do estado. Existem apenas algumas exceções, que são os carros fabricados antes de 2000, que são isentos do IPVA-SP por terem mais de 20 anos de uso.

Consulta do IPVA

Para consultar o IPVA de 2022 o proprietário deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de SP. Após acessar o site é só colocar o Renavam, que é o número de registro de seu veículo, inscrito no documento do seu carro e o seu CPF.

Basta esses dois dados para que o Detran confirme o veículo e indique o valor a ser pago, além de informar também a data de vencimento.

Para poder pagar o IPVA 2022 SP basta imprimir a guia que o próprio site do Detran emite, depois de informado os dados. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou lotéricas. Lembrando que o pagamento também pode ser feito pela internet, diretamente pelo site do seu banco.

Boleto

Para emitir a guia do Boleto do IPVA SP, é necessário acessar o site do Detran do estado e incluir os dados exigidos, da mesma forma citada acima.

Desconto no pagamento em dia

O imposto pode ser pago de dois modos: à vista ou parcelado. Quando o IPVA é pago em cota única, o proprietário ganha um desconto de 3%.

O pagamento do imposto é obrigatório para obtenção do licenciamento 2022 de seu veículo. Se o condutor for flagrado conduzindo um veículo sem o licenciamento, estará sujeito às seguintes penalidades previstas pelo código de trânsito:

  • Perda de 7 pontos na carteira;
  • Multa de R$ 293,40;
  • Apreensão do veículo.