Começam nesta quinta-feira, 19 de janeiro, as inscrições do concurso aberto pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Subdivisão de Admissão e Seleção, para Admissão no Curso de Formação de Sargentos (CFS) para o primeiro semestre do ano de 2018 nas áreas de Aeronavegantes, não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo. A seleção abrirá inscrições já no dia 19 de janeiro.

São 358 vagas abertas na Força Aérea Brasileira, sendo 87 delas para Aeronavegantes nas especialidades de Mecânica de Aeronaves, Material Bélico, Comunicações e Foto Inteligência; 143 vagas para não-Aeronavegantes nas especialidades de Guarda e Segurança, Eletricidade e Instrumentos, Equipamento de Voo, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Cartografia, Desenho, Estrutura e Pintura, Eletromecânica, Metalurgia e Bombeiro; e 128 vagas para a área de Controle de Tráfego Aéreo.

As especialidades de Mecânica de Aeronaves, Material Bélico e Guarda e Segurança são exclusivas para candidatos do sexo masculino, já as demais áreas estão abertas a candidatos de ambos os sexos.

Para concorrer, os candidatos devem ter escolaridade de nível médio completo e idade entre 17 e 25 anos até dia 31 de dezembro de 2018. Após a aprovação no curso de formação e promoção à graduação de Terceiro-sargento, a remuneração do militar será de R$ 3.584,00, conforme tabela de salários dos militares para 2017 - Veja o edital

Inscrições

O período de inscrições para o concurso da FAB inicia no dia 19 de janeiro e se estende até 17 de fevereiro de 2017, nos endereços eletrônicos www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br. A taxa de participação será de R$ 60,00 para todos os candidatos. Caso o interessado tenha menos de 18 anos no ato da inscrição, deve estar autorizado por seu responsável legal para realizar os Exames e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das fases seguintes (INSPSAU, EAP, TACF e matrícula no curso).

A seleção dos inscritos será feita por meio de prova escrita; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; e teste de avaliação do condicionamento físico. As provas escritas terão questões objetivas sobre língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física e serão aplicadas no dia 14 de maio de 2017 nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Maria (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Curitiba-PR e Porto Velho (RO). Os gabaritos referentes a esta primeira etapa, serão divulgados nos sites já citados, no dia 16 de maio de 2017.

O curso de formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Durante o curso, além da remuneração pertinente ao nível hierárquico do estudante, a Aeronáutica oferecerá alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária.