Já estão abertas as inscrições no novo processo seletivo da Força Aérea Brasileira (FAB), que recruta Oficiais temporários para ingresso em 2017. Foram publicados dois editais com 450 vagas para Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados, o chamado QOCon, com requisito de nível superior nas especialidades do Magistério (Ensino Médio e Ensino Superior) e também para outras 30 especialidades.

Os selecionados serão voluntários à prestação do Serviço Militar, em caráter temporário, no Quadro de Oficiais da Reserva e devem ter formação superior na área do cargo, além de ter menos de 45 anos de idade em 2017.

Um dos editais tem 404 vagas para graduados nas áreas de administração, engenharia civil, arquitetura, arquivologia, análise de sistemas, biologia, biblioteconomia, ciências atuariais, ciências contábeis, economia, educação física, enfermagem, engenharia de agrimensura, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia química, engenharia de segurança do trabalho, engenharia de telecomunicações, psicologia, publicidade e propaganda, relações públicas, serviço social, direito, terapia ocupacional, estatística, fisioterapia, fonoaudiologia, jornalismo, museologia, nutrição e pedagogia.

No magistério são 46 vagas para as cidades de Pirassununga e Guaratinguetá (SP), Barbacena (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Luis ou Alcântara (MA), Belém (PA), Belo Horizonte, Lagoa Santa ou Confins (MG), nas áreas de física, economia, filosofia, administração, sociologia, línguas inglesa, espanhola e portuguesa, geografia, matemática, educação física, história. Para ver mais detalhes das vagas oferecidas, confira os dois editais publicados.

Os candidatos incorporados terão remuneração mensal correspondente ao posto de Aspirante-a-Oficial, atualmente fixado em R$ 6.268,00, de acordo com a legislação que versa sobre a remuneração dos militares das Forças Armadas.

As inscrições na seleção abriram nesta segunda-feira, 31 de outubro, e seguem até o dia 18 de novembro de 2016, nas organizações militares listadas em cada Comando Aéreo Regional (COMAR) - nos endereços disponíveis para consulta nos editais. Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico da FAB - www.qocon2017.aer.mil.br. É importante verificar os documentos obrigatórios para a inscrição, bem como os necessários para a Avaliação Curricular, que terá pontuação máxima de 100 pontos.

A seleção dos candidatos terá etapas de avaliação da inscrição; classificação na avaliação curricular; comparecimento na Concentração Inicial; entrega dos exames, avaliações e laudos médicos, a aprovação na Inspeção de Saúde, concentração final e habilitação à incorporação. Os candidatos devem observar também os Parâmetros de Qualificação Profissional, que dependem da especialidade pleiteada pelo candidato, onde estarão discriminadas as pontuações previstas para a Avaliação Curricular. Haverá ainda etapa de aula prática para candidatos às vagas no Magistério.

O tempo de serviço dos integrantes do serviço militar temporário QOCon se dará por período inicial de um ano, podendo ter duração máxima de 8 anos.