Os aprovados no concurso da Defensoria Pública da União (DPU), ocorrido em 2015, organizam um protesto em Brasília-DF contra o baixo número de convocações feitas pelo órgão até o momento. O concurso teve sua validade prorrogada por mais 18 meses em setembro deste ano.

De acordo com a organização do protesto, o concurso teve 16 mil aprovados que aguardam nomeação. Enquanto apenas 150 aprovados foram convocados, o órgão atua com maioria de estagiários e servidores requisitados. Os funcionários requisitados - aqueles remanejados de outros setores para suprir uma demanda extraordinária - são 888 e o número de estagiários chega a 2.723, enquanto a instituição tem apenas 496 servidores oriundos de concursos próprios - foram dois até hoje, o primeiro realizado em 2010 e o último em 2015.

A manifestação se dá contra a aprovação do Projeto de Lei 7.922/2014, que cria o Plano de Cargos e Carreiras da DPU e autoriza a efetivação de servidores requisitados de outros órgãos.

O concurso teve abertura de 143 vagas, 5% delas reservadas a candidatos com deficiência. As vagas foram distribuídas dentre os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Os cargos abertos no certame foram de Agente Administrativo, Analista Técnico Administrativo, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Psicólogo, Sociólogo, Técnico em Assuntos Educacionais e Técnico em Comunicação Social/Jornalista. Os salários iniciais previstos pelo edital variam entre R$ 3.817,98 e R$ 6.348,27.

Sob realização do Cespe/Cebraspe, o concurso teve 117.253 candidatos inscritos. Os candidatos a funções de nível superior responderam a 150 questões objetivas de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Básicos; já os candidatos a cargos de nível médio passaram por 120 questões de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Básicos. A realização das provas aconteceu em janeiro de 2016. O concurso teve sua validade inicial prorrogada e pode convocar aprovados até 21 de março de 2019.

Veja o outdoor criado para o protesto, publicado na página "Comissão de Aprovados - Concurso DPU 2015" divulgada no facebook.