O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo está com um novo processo seletivo aberto. De acordo com o edital de normas do certame, que foi publicado no Diário Oficial do Poder Executivo no dia 30 de novembro, estão sendo oferecidas 600 vagas no cargo de Guarda Vidas, que tem a exigência de escolaridade de nível fundamental, e idade igual ou superior a 18 anos. A contratação dos servidores terá caráter temporário, visando atender aumento na frequência da população nas praias litorâneas e de águas interiores do Estado de São Paulo durante o verão, período em que se verifica maior incidência das ocorrências de afogamento e outros acidentes aquáticos.

O Guarda Vidas contratado será considerado agente público, e poderá ser empregado nas praias do litoral paulista e nas praias de águas interiores de rios e represas com acesso público do Estado em conformidade com planejamento próprio do Corpo de Bombeiros.

No ato da inscrição o candidato deve optar por atuar em um dos seguintes municípios: Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba, Ubatuba, Guarapiranga (São Paulo) e Billings (São Bernardo do Campo).

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 12 de dezembro, pelo endereço da Polícia Militar do Estado - http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br, ou pessoalmente, das 09h às 18h nas cidades sede de lotação das vagas, nos endereços constantes no edital.

A seleção dos servidores será feita por meio de análise da documentação que deverá ser entregue pelo candidato no ato da inscrição, realização de provas de habilidades físicas, que acontecerão no dia 13 de dezembro de 2016; e investigação social.

Serão contratados os candidatos aprovados e classificados no número de vagas por município, mediante assinatura de Contrato por Tempo Determinado-CTD e frequentarão o estágio de treinamento nas Unidades designadas do Corpo de Bombeiros.

A confirmação da data e o horário e as informações sobre local para a realização das provas serão divulgadas no endereço eletrônico da Polícia Militar e nos locais de inscrição.

O estágio de treinamento terá duração de 122 horas-aula, com atividades diárias de segunda à sexta-feira, durante 03 semanas, mais estágios operacionais aos finais de semana, conforme currículo aprovado pela Escola Superior de Bombeiros. A remuneração mensal dos servidores será de R$ 1.290,66, mais auxílio-alimentação, e auxílio transporte por jornadas de trabalho de 40 horas semanais. A contratação terá a duração máxima de 5 meses, não devendo ultrapassar a data de 31 de março de 2017.

A validade do processo seletivo simplificado será de 06 meses, a contar da publicação de seu resultado final. Veja o edital completo da seleção.