A Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BM-RS) acaba de divulgar um novo edital. Nele estão as normas para a seleção de candidatos ao cargo de Salva-Vidas civil, que serão contratados temporariamente para atuação durante a temporada de veraneio no litoral gaúcho em 2017.

São 600 vagas abertas, e podem concorrer a elas candidatos que tenham concluído o nível fundamental e que tenham entre 18 e 45 anos de idade. As vagas foram distribuídas entre as regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Região Metropolitana, Capital, Região Sul, Região Central, Vale do Rio Pardo, Vale dos Sinos e Fronteira Oeste; em águas internas e água do mar.

Os candidatos passarão por capacitação técnica em Tramandaí e Rio Grande e no período de contratação, que vai de janeiro a março de 2017, terão remuneração de R$ 2.778,00, composta de R$ 1.389,00, mais acréscimo de 100% a título de risco de vida, além de 30 vales-refeição e de auxílio-transporte durante o tempo de atuação efetiva.

Inscrição e seleção

As inscrições devem ser feitas entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro de 2016, no site da Brigada Militar - www.brigadamilitar.rs.gov.br. O candidato deverá acessar o site e preencher corretamente a ficha de inscrição, na qual prestará todas as informações solicitadas, incluindo a localidade em que deseja atuar.

A seleção dos inscritos será feita por meio de duas fases, sendo elas: Fase de Habilitação Específica, e a segunda, Fase de Capacitação Técnica.

A primeira fase acontecerá na cidade de Porto Alegre, no dia 24 de novembro de 2016, e será composta de Exame de Saúde e Odontológico, Exame de Aptidão Física, que terá uma segunda etapa no dia seguinte, dia 25. Veja o edital.

Os aprovados na primeira Fase, serão convocados para a segunda, que consiste na realização de uma Capacitação Técnica de Salva-Vidas Civis Temporários com duração de 200 horas/aula, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de Estágio Supervisionado. Esta fase, que tem caráter classificatório e eliminatório, acontecerá entre os dias 07 e 27 de dezembro, nas cidades de Tramandaí e Rio Grande.

O processo seletivo tem validade certa e determinada, exaurindo seus efeitos após o término dos contratos temporários dele decorrentes. Os candidatos contratados irão desempenhar suas atividades nos municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangrilá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí, em Águas do mar; e em Canoas, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo em Águas internas.