Após abrir seleção em 2014 e suspendê-la mais tarde, o Corpo de Bombeiros Militar do estado do Piauí divulgou o edital de retificação que reabre as inscrições do concurso público que vai preencher 110 vagas, sendo 100 para homens e 10 para mulheres no curso de formação de Soldados combatentes (concurso CBMPI).

A Universidade Estadual do Piauí - UESPI segue na coordenação do concurso e abre inscrições às 12h do dia 18 de setembro, em seu endereço eletrônico - http://nucepe.uespi.br. O prazo segue até as 13h do dia 06 de outubro de 2017 e a taxa de participação será de R$ 70,00.

Os interessados em concorrer ao cargo de soldado devem ter ensino médio completo e idade entre 18 e 30 anos até a data de matrícula no curso de formação. A remuneração inicial dos Soldados Bombeiros no Piauí é de R$ 3.100,00.

A validade do concurso para chamamento dos aprovados será de 2 anos, podendo ainda ser prorrogado por igual período.

Os inscritos passarão por prova escrita objetiva com questões de língua portuguesa, matemática, química, física, noções de informática, legislação institucional e noções de direito, além de prova escrita dissertativa, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social. Veja como serão as provas objetiva e dissertativa:

As provas objetivas serão realizadas no dia 19 de novembro, em locais e horários divulgados a partir do dia 13 de novembro. Os gabaritos e as questões da prova para fins de recursos, estarão disponíveis no endereço eletrônico http://nucepe.uespi.br, a partir do dia 20 de novembro.

O curso de formação de Soldados poderá ocorrer em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividade escolares extraclasse (internas e externas), após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, atreladas a sua formação durante o período de duração do curso, conforme Regimento Interno do órgão de formação e demais normas do Curso de Formação de Soldados BM - veja o edital de abertura da seleção.