Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público promoveu audiência pública para discutir o esvaziamento do quadro de funcionários da Caixa Econômica Federal. O debate foi uma sugestão dos deputados Erika Kokay (PT-DF) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), que defendem a contratação dos aprovados no concurso realizado ano passado. De acordo com o deputados, a estrutura da Caixa tem crescido com ampliação de unidades, entretanto, a quantidade de empregados lotados é insuficiente para a quantidade de serviços.

Os candidatos aprovados no concurso da Caixa Econômica Federal, realizado em 2014, estão insatisfeitos com a lentidão e o número de convocações do certame. A Instituição Financeira afirma que o concurso para o cargo de Técnico Bancário Novo, foi realizado para composição de cadastro de reserva, sem obrigatoriedade de aproveitamento de todos os candidatos. A empresa explicou que a contratação dos aprovados dependerá do surgimento de vagas durante o período de validade do concurso, que estava explicitado no edital de abertura da seleção.

Quanto ao prazo para realizar novas chamadas, a Caixa esclarece que, como as vagas surgem em decorrência de transferências ou desligamentos, não há como prever o número de vagas que surgirão até o término da validade do certame, o que ocorrerá em 16 de junho de 2016.

Os aprovados alegam que menos de 10% do cadastro de reserva foi convocado até agora. Eles condenam a política de convocação e argumentam que a Caixa Econômica Federal necessita de mais funcionários para conseguir atender à demanda de clientes.

Outro ponto que evidencia a necessidade de recomposição do quadro de pessoal da Caixa, são as aposentadorias. Recentemente, mais de 3 mil empregados públicos se desligaram do banco, o que fez com que o número de funcionários caísse de 101 mil para 97.975. Além disso, a Caixa, em compromisso firmado no Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015, disse que contratará até dezembro, mais 2 mil profissionais.

Foram convidados para o debate, o presidente da comissão dos aprovados do concurso da CEF do Distrito Federal, André Martins Pinheiro Silva; a presidente da Comissão dos Aprovados dos portadores de deficiência, Thaís Regina Gonçalves; a coordenadora da Comissão-Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal, Fabiana Matheus; o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, Jair Pedro Ferreira; o gerente Nacional de Informações Corporativas da Caixa Econômica Federal, Almir Márcio Miguel; representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e representante da Secretaria de Relações Institucionais.

A seleção aberta no ano passado foi coordenada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), e teve dois editais para preenchimento de cargos de níveis médio e superior no órgão, nas funções de Técnico Bancário, Engenheiro e Médico do Trabalho.

concurso realizado para Técnico Bancário Novo teve mais de 1 milhão de inscritos. Para assumir o cargo, que possui salário inicial de R$ 2.025,00, mais diversos benefícios, por jornada de trabalho de 30 horas semanais, o candidato deveria possuir certificado de conclusão de ensino médio. As vagas abertas por estado/município podem ser visualizadas no edital.

Com informações da Câmara Notícias