Saíram os resultados finais das provas objetivas e a convocação dos aprovados para o exame de saúde do grande concurso público promovido pela Brigada Militar e pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul. A divulgação foi feita no Diário Oficial do estado desta segunda-feira, 5 de fevereiro e pela Fundatec, organizadora da seleção.

Agora, serão convocados para a 2ª Fase - Exame de Saúde, os 8.000 melhores classificados na prova objetiva para o cargo de Soldado Combatente da Brigada Militar e os 2.000 melhores classificados para o Corpo de Bombeiros Militar, respeitada a ordem de classificação Geral/Universal e o percentual de reserva de vagas para negros e pardos - veja aqui os aprovados para a próxima fase.

Os candidatos deverão comparecer, respeitada a ordem de classificação, na data, local e horário especificados, com antecedência mínima de 60 minutos do horário para o início da realização do exame, com documento de identidade com foto, bem como os exames e laudos relacionados nos itens 8.2.6.1 e 8.2.6.2 do Edital DA/DReSA nº SD-B 01/2017, trajando sunga, se do sexo masculino, ou biquíni, se do sexo feminino - veja a convocação.

Exame de Saúde

Para candidatos aprovados no Corpo de Bombeiros o exame acontecerá nos dias 05 e 06 de março de 2018 na Academia de Polícia Militar (APM) que fica na Av. Cel. Aparício Borges, nº 2001, Bairro: Partenon, Porto Alegre/RS.

Já para os 8.000 aprovados e melhores classificados na Brigada Militar-RS o exame acontecerá nos dias 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14 de março de 2018 no mesmo endereço: Academia de Polícia Militar (APM), Av. Cel. Aparício Borges, nº 2001, Bairro: Partenon, Porto Alegre/RS.

Do concurso

Dos 35.595 inscritos para soldado da Brigada Militar-RS, 11.859 candidatos foram aprovados. Já para Bombeiros-RS, dos 6.936 participantes, foram 2.829 aprovados na prova.

Em breve começarão os testes físicos dos aprovados na etapa objetiva e a previsão é de que a homologação do concurso ocorra até junho. A contratação dos aprovados deverá acontecer até o dia 10 de julho, prazo limite estipulado pela Lei 9.504/57, em virtude da realização das eleições de 2018. Caso as nomeações não aconteçam até esta data limite, os aprovados só poderão ser admitidos no início de 2019.

O cargo de Soldado exige ensino médio completo; carteira de habilitação de categoria mínima "B"; estatura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; e idade entre 18 e 25 anos até o último dia de inscrições no concurso. Além disso, o candidato deve ter ilibada conduta pública e privada; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função Policial Militar; não ter sido isentado do Serviço Militar por incapacidade física definitiva; se reservista das Forças Armadas, ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento bom. As carreiras tiveram reajuste recentemente e o cargo de Soldado tem agora salário inicial de R$ 3.760,54.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ainda ser renovado por igual prazo, período onde ocorrerão as nomeações dos aprovados.