A Caixa aplica no dia 30 de março as provas objetiva e discursiva do concurso público aberto em 2014 para cargos de Técnico Bancário, Engenheiro e Médico. Os candidatos aprovados e classificados nas etapas, observada a necessidade de provimento e a ordem de classificação, serão convocados para realizarem exames médicos admissionais para ingresso no órgão.

A seleção para o cargo de Técnico Bancário compreenderá as seguintes etapas:

- 1ª etapa: Provas objetivas e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, sob responsabilidade do CESPE/UnB;

- 2ª etapa: Exames médicos admissionais, de caráter eliminatório, sob competência da CAIXA.

Provas objetivas: A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e ocorre no turno da manhã do dia 30 de março (domingo), com duração máxima de 4 horas e 30 minutos. Serão 120 questões, valendo de 0 a 204 pontos, sobre os seguites conteúdos:

- 14 questões de língua portuguesa, valendo 2,0 pontos cada;

- 36 questões de conhecimentos básicos, valendo 1,0 ponto cada;

- 70 questões de conhecimentos específicos, valendo 2,0 pontos cada;

O julgamento das questões da prova (alternativas) será apenas como "certo ou errado", o que dá ao candidato 50% de chances de acerto, porém, o detalhe é que a cada acerto você soma os pontos atribuídos a questão e a cada erro você perde a pontuação conseguida até então. Questões não marcadas ou assinaladas em ambos os campos não somam nem decrescem pontos - Veja o edital completo.

Para ser aprovado na etapa o candidato deve atingir a nota padronizada em seu polo de, no mínimo, 80,00 pontos, além de não poder zerar as áreas de conhecimentos básicos e específicos. Para saber sua nota o candidato deverá utilizar a seguinte fórmula:

NP = MP + {DP x [(NC - MP)/DP]}, onde:

NP = Nota padronizada por polo;

NC = Nota do candidato nas provas, que corresponderá à soma dos pontos nos itens de conhecimentos básicos e de conhecimento específicos;

MP = Média das notas dos candidatos presentes às provas no polo (102 pontos);

DP = Desvio-padrão das notas dos candidatos presentes às provas no polo (15 pontos).

Prova discursiva: A prova discursiva é de caráter eliminatório e classificatório, valendo de 0 a 20 pontos e consiste na redação de texto dissertativo, composto de até 30 linhas, a respeito de tema relativo aos conhecimentos específicos. Para ser aprovado na etapa, o candidato deve somar ao menos 10 pontos na etapa.

Resultados: O resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva serão publicados no Diário Oficial da União e internet na data provável de 22 de abril de 2014. A nota dos candidatos pode variar de 0 a 224 pontos, dando-se através do somatório da nota obtida na etapa objetiva e de redação.

Vagas reservadas: 5% das vagas são reservadas a candidatos portadores de deficiência, observando a quantidade de nomeações que ocorrerão.

Dicas para melhorar seu desempenho

Como você já deve ter percebido, tanto as questões de língua portuguesa, quanto as questões de conhecimentos específicos valem 2,0 pontos cada e devem, por isso, receber atenção diferenciada por parte dos inscritos, sabendo que estas somam mais de 80% da nota final.

Cespe: O Cespe é uma banca que usa linguagem um tanto quanto formal, com um vocabulário de difícil compreensão, sendo assim as questões são muito intuitivas e exigem dos candidatos uma compreensão da questão/situação como um todo, exigindo um senso crítico e analítico da passagem abordada, pois, muitas vezes, as questões simulam situações que o candidato deverá enfrentar no dia-a-dia da função.

Por muitas vezes o examinador elabora questões para induzí-lo ao erro, dando uma impressão de que a resposta seja tão óbvia que por impulso o faça assinalá-la sem criticar a situação. Realize a prova com calma e não se iluda com questões "óbvias".

Leia atentamente as questões por 1, 2... 10 vezes se necessário. Caso continue sem convicção na resposta correta você pode proceder de duas maneiras: Chutar a resposta, pois você terá 50% de chances de acerto; ou deixá-la sem resposta, para proteger os pontos já conquistados.

É importante lembrar também que se você zerar alguma área de conhecimentos estará automaticamente eliminado do concurso, ou seja, se você marcar 50 questões de conhecimentos específicos (total 70) e acertar apenas 25 ou menos, sua nota é zero, pois, o erro de uma questão acaba anulando o acerto de outra.

Língua Portuguesa: O ponto principal da língua portuguesa é ter uma boa compreensão textual, pois, grande parte das questões costumam ser baseadas em um texto, artigo ou notícia, relacionado a alguma assunto da atualidade.

Conhecimentos gerais: A parte de matemática em concursos de bancos costuma ser voltada a questões que envolvam raciocínio lógico, porcentagem e juros. Ética é um tema muito cobrado também, simulando situações problema e como proceder.

A parte de atualidades abordará algum assunto em pauta nos últimos anos, meses ou até dias, sabendo que as provas são finalizadas pouco tempo antes de sua aplicação. Novidades tecnológicas costumam estar em foco também.

A parte de legislação específica costuma cobrar noções sobre administração pública como um todo, além de questões sobre procedimentos bancários.

Conhecimentos específicos: Nesta parte deverá ser abordado situações/problema que ocorrem durante o desempenho da função, perguntando sobre legislações específicas do cargo e regra de atendimento aos clientes.

Os conteúdos a serem abordados na prova podem ser visualizados no edital de maneira integral (veja o edital do concurso), facilitando seu direcionamento para proceder com os estudos.

Dicas Importantes

- Para a realização da prova o candidato deve estar munido de documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada de material transparente;

- Provas do Cespe geralmente possuem uma frase no caderno de provas que deve ser transcrita pelo candidato para a folha-resposta, não se esqueça de fazê-la (siga as instruções do caderno de provas).

- Caso queira levar uma garrafa de água, a mesma não deve conter rótulo e deve ser fabricada também de material transparente;

- Candidatos só poderão levar seus cadernos de prova nos minutos finais da prova;

- Os portões dos locais de prova serão abertos 1 hora antes de seu início. Após o sinal não é permitido entrar na sala.

- Só haverá 1 gabarito e 1 folha para transcrição da redação, por isso, cuidado;

- A redação deve sempre conter título e os candidatos não devem ultrapassar os limites da página;

- O campo para marcação das respostas das questões objetivas deve ser bem preenchido, pois, a correção se dará por leitor óptico;

- Se você assinalou uma resposta no cartão e notou que esta está incorreta, o máximo que poderá fazer é anular a questão marcando ambos os campos;

Lembramos que as dicas elaboradas por nós são meramente informativas, baseadas em informações referentes ao edital e concursos anteriores do órgão e da organizadora. Esperamos que o conteúdo seja de grande valia. Boa sorte e bons estudos!

Curta nossa página no facebook e receba as novidades e atualizações deste e demais concursos por todo o Brasil. Cadastrando-se em nosso site você recebe as informações referentes a concursos de seu interesse, facilitando o acompanhamento aos mesmos, agilizando sua navegação e possibilitando filtrar concursos por estado.

Veja também a lista de concursos abertos pelo país, que somam mais de 50 mil vagas em vários órgãos.