Em nota publicada no dia 9 de janeiro pelo Diário Oficial do Estado, o Comandante Geral da PMERJ publicou edital informando do cancelamento do edital do concurso público para 6 mil vagas de soldado, sem previsão para reabertura da seleção - Veja nota.

Veja abaixo a notícia de abertura do concurso (18/12/2013)

A partir do dia 18 de dezembro de 2013 estarão abertas as inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O Comandante Geral do órgão divulgou através da empresa Exatus, que será a organizadora do certame, edital oficial de abertura do concurso com o cronograma oficial da seleção que oferta 6.000 vagas para admissão no Curso de Formação de Soldados Policiais Militares da PMERJ, sendo 5.400 para candidatos masculinos e 600 para candidatos femininos. Não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência em virtude da natureza do cargo e 20% do total de oportunidades serão reservadas para candidatos negros ou índios.

Os interessados em ingressar no quadro da PMERJ devem ter ensino médio completo; idade entre 18 anos na data da matrícula e 30 anos até a data limite do período de inscrição; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente Categoria "A"; e altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m para candidatos do sexo feminino. A remuneração não foi informada pelo edital, mas deve girar em torno de R$ 2.500,00 mensais.

As inscrições deverão ser feitas apenas pela internet, no site da Exatus, entre os dias 18 de dezembro de 2013 e 16 de janeiro de 2014. Os candidatos que não possuem acesso a internet poderão comparecer ao Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP) da Avenida Marechal Fontenelle, n.º 2906, Sulacap, Rio de Janeiro-RJ, entre 09h e 17h no período de inscrição. O valor da taxa de participação será de R$ 100,00.

No ato da inscrição o candidato deverá indicar em qual cidade deseja realizar a prova objetiva e de redação, optando por Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda - Veja edital completo.

A avaliação dos inscritos terá as seguintes etapas: Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e redação; avaliação psicológica; exame antropométrico; teste de aptidão física; exame toxicológico; exames médicos e investigação social e documental.

A prova objetiva terá 40 questões sobre disciplinas de língua portuguesa, sociologia, geografia, história, legislação de trânsito, informática e direitos humanos, e serão corrigidas apenas as redações dos candidatos aprovados na prova objetiva até o limite de 5 vezes o número de vagas oferecidas na seleção.

A aplicação da prova objetiva e de redação ocorrerá na data provável de 23 de fevereiro de 2014, em locais a serem informados pela organizadora até dia 18/02.

O concurso terá prazo de validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, prorrogável por igual período, a critério da PMERJ.