Foi suspenso pela Justiça de Alagoas nesse domingo, dia 6 de janeiro, parte do concurso público da Prefeitura Municipal de Carneiros. A decisão foi tomada pelo juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, da Comarca de São José da Tapera, em tutela de urgência. A suspensão é válida para os cargos de níveis superior e médio. A prova para cargos de nível fundamental permanece válida.

08/10/2018
09/11/2018
09/12/2018
R$ 3.000,00
41
10/12/2018
Anexos

Divulgado em outubro de 2018 pelo Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC), o edital do concurso previa inscrições entre os dia 8 de outubro e 9 de novembro e aplicação de provas no dia 9 de dezembro nos turnos da manhã e tarde. E foi justamente com a aplicação de provas que houve problemas. De acordo com o edital, as provas para o nível superior estavam previstas para o turno da manhã e as de nível médio, previstas para a tarde. Dessa forma, o mesmo candidato poderia se inscrever para mais de uma vaga caso preenchesse os requisitos dela.

Confira o edital do concurso

No entanto, no dia 30 de novembro, quando foram divulgados os horários e locais de prova, os candidatos descobriram que ambos os exames seriam aplicados na parte da tarde. Aqueles que chegaram a se candidatar para as duas provas - e pagar as taxas de inscrição para ambas -, tiveram que escolher entre uma delas. Diante desse ocorrido, a Defensoria Pública do Estado do Alagoas, por meio da tutela de urgência, pediu a suspensão das provas, que foi aceita pela Justiça.

Ainda de acordo com informações divulgadas pelo G1 Alagoas, alguns outros fatores contribuíram para a decisão da Justiça. Naquele dia teria sido registrado um temporal no município de Carneiros, e em função das fortes chuvas, faltou luz em diversos locais de provas. Em uma das escolas, a aplicação foi suspensa. Em outras, os candidatos fizeram a prova apenas com a iluminação natural. Por outro lado, em outro dos município onde o exame foi aplicado, São José da Tapera, a realização se deu normalmente (com energia elétrica). Isso, segundo o juiz, consiste em uma quebra de isonomia entre os candidatos.

A partir de agora, a Prefeitura de Carneiros terá um prazo para apresentar explicações, assim como a Defensoria Pública e os candidatos que se sentiram lesados também terão um tempo para apresentar mais provas do ocorrido. Uma decisão definitiva deverá ser divulgada em breve e só então será divulgado se um novo certame será realizado ou não. No total, 2557 pessoas se inscreveram no certame.