Estão prorrogadas as inscrições do concurso público para ingresso no Tribunal de Contas dos Municípios do estado da Bahia (TCM-BA). As inscrições acontecem até 26 de fevereiro, pelo site do Cespe/Cebraspe: www.cespe.unb.br/concursos/tcm_ba_17 e a taxa de inscrição está fixada em R$ 160,00.

O certame tem oferta de 10 vagas de nível superior para Auditor Estadual, cargo com salário inicial de R$ 11.317,17.

São 8 vagas para graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Direito ou Economia como Auditor Estadual de Controle Externo. O profissional da área irá atuar desenvolvendo atividades auditoriais de nível superior; coordenar, supervisionar e executar serviços de auditoria; elaborar estudos, pesquisas e informações de caráter transdisciplinar; emitir pareceres e relatórios conjuntos nas áreas jurídica, contábil, financeira, econômica, administrativa, de tecnologia da informação e de planejamento.

Nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura são duas vagas para Auditor Estadual de Infraestrutura. As atividades do cargo incluem desenvolver atividades auditoriais de nível superior; coordenar, supervisionar e executar serviços de auditoria na área; elaborar estudos, pesquisas e informações de caráter transdisciplinar; emitir pareceres e relatórios conjuntos nas áreas de engenharia e arquitetura.

Previstas para 8 de abril, as provas objetivas terão 100 questões de Língua Portuguesa; Controle Externo da Administração Pública; Noções de Administração Orçamentária e Financeira e Orçamento Público; Auditoria Governamental; Contabilidade Pública; Contabilidade Geral; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Noções de Direito Processual Civil; Noções de Direito Previdenciário; Direito Financeiro; Análise da Informação; Obras - Planejamento, Normas, Fiscalização e Legislação; Obras de Edificações; Obras Hídricas; e Obras Rodoviárias; de acordo com a área de atuação. Com avaliação na escala de zero a 100, serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem pelo menos 60 pontos. O resultado preliminar da etapa sai em 24/04.

A etapa escrita acontece em 13 de maio apenas para os candidatos convocados em 24 de abril, com duas questões discursivas de 10 pontos cada, que devem ser respondidas em até 20 linhas; e uma questão de estudo de caso de 20 pontos, que deverá ser respondida em 50 linhas.

Haverá ainda etapa de titulação, valendo 10 pontos. Serão pontuados experiência profissional na área, aprovação em concurso público para a área, pós-graduação, mestrado e doutorado. A convocação para a etapa sai em data posterior.

O concurso terá validade de dois anos a partir da publicação de seu resultado homologado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital e saiba mais