O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí planeja realizar concurso público no decorrer do ano de 2015. Foi o que afirmou o presidente do órgão, Desembargador Raimundo Eufrásio, que anunciou o lançamento do edital para servidores durante reunião na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Estado. Ainda não se sabe qual o mês de publicação do documento que abrirá o certame.

A expectativa é pela abertura de 300 vagas no quadro geral de servidores de nível médio e superior, além de 25 vagas para magistrados. Recentemente o órgão selecionou 90 estagiários para atuação durante o ano, cuja seleção já foi finalizada.

A reunião contou com a participação do secretário geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues; do conselheiro federal e presidente da Comissão de Relacionamento com o Judiciário, Sigifroi Moreno, e demais representante da Ordem. Segundo o Desembargador, o número de vagas atende a demanda nesse primeiro momento, porque irá prover todas as varas e juizados que exigem maior atuação.

"Ainda estamos na elaboração do edital para realização do concurso. Devo destacar a valorosa participação da OAB-PI, que, por meio de um grupo de trabalho, já vinha pleiteando um melhor orçamento para o Judiciário. Com o fortalecimento dessa parceria, colocaremos em prática a realização do concurso", informou o presidente do TJPI, esclarecendo que a OAB-PI acompanhará todo o processo de realização do certame.

A busca pela aprovação de um maior orçamento em 2015 para o Judiciário foi um dos maiores pleitos da OAB-PI em 2014, que através de constantes reuniões com a Assembleia Legislativa do Piauí conseguiu sensibilizar os deputados para a necessidade de aumento do orçamento, bem como que este fosse vinculada à realização de concurso público para a contratação de novos servidores e magistrados. Em dezembro de 2014, a Alepi aprovou orçamento que destina R$ 440 milhões ao judiciário em 2015, uma elevação de 22% em relação ao ano passado.

As vagas serão para Técnicos e Analistas Judiciários em diversas especialidades de atuação. Conforme resolução, os cargos de Técnico exigem nível médio de escolaridade, e de Analista nível superior na respectiva área do cargo, ainda indefinidas.

Veja os últimos concursos abertos no TJ PI:

2013 - 292 vagas para Delegação de Atividades Notariais e Registrais
2011 - 19 vagas para Juiz Substituto
2009 - 250 vagas para Analista, Técnico e Auxiliar

Fonte: OAB Piauí