A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul prepara um novo concurso público para o próximo ano (concurso DPE-RS 2018). Por meio do Diário Eletrônico do órgão de 20 de novembro, saiu a lista de Defensores Públicos que irão compor a comissão do V Concurso para ingresso na carreira de Defensor. O grupo tem 12 pessoas, incluindo dois representantes da OAB/RS - veja a comissão.

A carreira exige curso de Bacharelado em Direito, idade mínima de 18 anos e ter exercido atividade jurídica por, pelo menos, 3 anos, contados até a data da posse, considerando-se atividade jurídica. O quadro de pessoal da DPE-RS conta atualmente com 390 Defensores ativos. A remuneração inicial do cargo é de R$ 22.213,40.

Anterior

O último concurso para Defensores da DPE/RS aconteceu em 2014 e foi coordenado pela Fundação Carlos Chagas. Foram ofertadas 28 vagas, com 3 reservadas para pessoas com deficiência, 4 para a população negra e uma para a população indígena, com taxa de participação de R$ 235. A seleção registrou 5.171 candidatos - média de 185 por vaga.

A lista com o resultado final do concurso habilitou somente 80 aprovados. O concurso foi homologado em 11 de agosto de 2015 com validade de um ano, prorrogada por mais um, até agosto de 2017 - veja o edital.

A seleção dos candidatos teve etapas de Prova Objetiva, Prova Discursiva, Prova Oral, Prova de Tribuna e Prova de Títulos. As provas ocorreram somente na capital do estado, Porto Alegre-RS, em outubro de 2014. Confira como se deu a avaliação dos candidatos: