Se você pretende ser Sargento do Exército, fique atento. Termina nesta quarta-feira o prazo de inscrições para concorrer às 1.100 vagas na Escola de Sargentos das Armas (Concurso ESA 2019). São 1.000 vagas na área Geral/ Aviação, sendo 900 para homens e 100 para mulheres; mais 60 vagas para área de Música e 40 vagas para a área da Saúde no cargo de Técnico de enfermagem. Os militares que concluírem com aproveitamento o Curso de Formação receberão ainda diploma de graduação em Nível Superior Tecnológico.

Para se candidatar o candidato deve ter escolaridade de nível médio concluído, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida é de 26 anos (até o término do ano da matrícula) e ter curso técnico na área (enfermagem). Além disso, é necessário ter altura de 1,60m se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e caso seja menor de 18 anos, deverá estar autorizado por responsável legal.

As 1.000 vagas das áreas geral e aviação são para especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência, Aviação - Manutenção e Aviação apoio.

Para alunos Músicos são 60 vagas nos instrumentos de Clarineta em MIB/ Clarineta em SIB (15), Fagote em dó/ Contra-Fagote em dó (1), Flauta transversal em dó/ Flautim em dó (2), Oboé em dó/ Corne-inglês (1), Saxhorne barítono em SIB/ Saxhorne baixo em SIB (7), Saxofone em MIB/ Saxofone em SIB (6), Tuba em MIB/ Tuba em SIB (4), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2), Trombone Tenor em SIB (de vara)/ Trombone Baixo em SIB (de vara) (8), Trompa em Fá (2) e Trompete/Cornetim/Flueghorne (12).

Já para o Curso de Formação de Sargentos da Saúde são 40 vagas para Técnico em Enfermagem - Veja o edital.

O Exército Brasileiro vai aceitar inscrições até o fim do dia 20 de março, por meio do site do Departamento de Ensino e Cultura - www.esa.eb.mil.br. A taxa será de R$ 95,00 e no ato da inscrição, o candidato deverá optar também pelo local de realização da prova objetiva.

O curso de formação tem a duração de 24 meses, com os primeiros 12 meses sendo realizados em uma das 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCP), localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Juiz de Fora-MG, Recife-PE, Alegrete-RS, Jundiaí-SP, Pirassununga-SP, Pouso Alegre-MG, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Blumenau-SC, Jataí-GO e Altamira-PA. Os 12 meses seguintes são realizados na Escola de Sargentos de Logística, no Rio de Janeiro-RJ, na Escola de Sargentos em Três Corações-MG ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP.

Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

Provas

O concurso constará de várias etapas de avaliação, sendo:

- Prova objetiva, para todos os inscritos, constituída de quatro partes para área Geral/ Aviação e de cinco partes para áreas de Música e Saúde, sendo: 1ª parte uma prova de matemática com 12 questões objetivas para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas para áreas Música e Saúde; 2ª parte uma prova de Português com 12 questões objetivas para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas para áreas Música e Saúde; 3ª parte uma prova de História e Geografia do Brasil com 12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas (4 de cada disciplina) para as áreas de Música e Saúde; 4ª parte uma prova de Inglês sendo 4 questões objetivas para todas as áreas; 5ª parte uma prova de conhecimentos específicos da área técnica em Enfermagem apenas para a área da Saúde com 12 questões objetivas e prova de Teoria Musical apenas para área de Música com 12 questões objetivas.

- Prova de Português com questão única discursiva - prova de redação, para todas as áreas.

- Valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva (veja na tabela abaixo o que conta pontos);

- Exame de habilitação musical para os candidatos da área de Música.

- Inspeção de saúde (IS);

- Exame de aptidão física

A prova objetiva será realizada no dia 04 de agosto de 2019 das 13h às 17h, nas organizações militares localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, São João Del Rei-MG, Uberlândia-MG, Montes Claros-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Lins-SP, Guarujá-SP, Taubaté-SP, Pirassununga-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Cruz Alta-RS, Santiago-RS, Pelotas-RS, Uruguaiana-RS, Bagé-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Petrolina-PE, Manaus-AM, Tabatinga-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Tefé-AM, São Gabriel da Cachoeira-AM, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá- MT, Corumbá-MS, Rondonópolis-MT, Dourados-MS, São Luís-MA, Altamira-PA, Belém-PA, Macapá-AP, Imperatriz-MA, Santarém-PA, Itaituba-PA e Marabá-PA, nos locais a serem divulgados pelo Exército no dia 22 de julho.

Mais concursos

Além do concurso da ESA, encerram inscrições nesta quarta os concursos da Prefeitura de Paraibuna-SP, da SBMG Terminais Aéreos de Maringá-PR, Prefeitura de Maracanã-PA, Prefeitura de Coronel Vivida-PR, Prefeitura de Antônio Carlos-SC, Prefeitura de Conceição da Barra de Minas-MG, Prefeitura de Cândido Godói-RS, Prefeitura de Palmares-PE, Prefeitura de Senador Pompeu-CE, Câmara de Romelândia-SC, Prefeitura de Boa Esperança do Sul-SP, Prefeitura de Nova Brasilândia D'Oeste-RO, Prefeitura de Analândia-SP, Prefeitura de Almirante Tamandaré-PR e Prefeitura de São João do Tigre-PB.

Confira a lista: