O concurso público do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), autarquia federal ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), após prazo de inscrições ter sido cancelado temporariamente por problemas técnicos, agora foi suspenso sem prazo para reabertura. A nota foi divulgada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 30 de junho. Confira.

O concurso do MAPA para provimento de cargos no INMET tinha por objetivo preencher 242 vagas para candidatos com formação de ensino médio e superior para lotação nas cidades de Brasília-DF, Manaus-AM, Belém-PA, Recife-PE, Salvador-BA, Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Cuiabá-MT e Goiânia-GO.

Os aprovados destinam-se ao ingresso nas Carreiras de Pesquisa em Ciência e Tecnologia; e em Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia. A Consulplan estava a cargo da execução do seletivo, que previa, ainda, 17 vagas do total para candidatos portadores de deficiência e 45 para afrodescendentes. Veja o edital.

Para nível superior, as vagas eram nas áreas de Pesquisador em Meteorologia, Estatística, Hidrologia, Ciência da Computação, Sensoriamento Remoto e Agronomia; Analista em Meteorologia, de Telecomunicações e Estatística; Jornalista, Publicitário, Administrador, Advogado, Contador, Economista, Meteorologista, Analista TI e Engenheiro.

Prepare-se: Curso online para concurso do MAPA/INMET

Já os candidatos de nível médio, os cargos disponíveis eram de Auxiliar de Meteorologia, Assistente de TI, Técnico em Contabilidade, Técnico Administrativo, Técnico em Meteorologia, Técnico em Informática, Técnico de Laboratório, Técnico de Eletrônica e Técnico Operador.

Os salários dos cargos variam entre R$ 3.045,83 e R$ 11.993,69, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições no concurso estão suspensas temporariamente (veja) e estavam aguardando novo prazo. 

Esse tempo de espera por um novo cronograma pode servir aos interessados como uma oportunidade para aprofundar os estudos e a preparação para as provas, ainda mais que o edital já foi lançado, contendo os conteúdos programáticos requeridos.

O concurso do INMET consistirá de prova objetiva e prova discursiva para todos os cargos/especialidades, de caráter eliminatório e classificatório, além de avaliação de títulos, apenas para os cargos/especialidades de nível superior, de caráter somente classificatório.

A prova será composta por 50 questões, distribuídas nas disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, inglês (somente para cargos de nível superior), conhecimentos de informática (somente para os cargos de nível médio), conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Já a prova discursiva constará de um estudo de caso para os cargos de nível superior, sobre tema de natureza técnica específica de cada cargo/especialidade; e uma redação para os cargos de nível intermediário, sobre tema da atualidade.

As provas objetivas e discursivas ocorrerão em Brasília/DF, Manaus/AM, Belém/PA, Recife/PE, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS, Cuiabá/MT e Goiânia/GO, em horário e local disponíveis no site da Consulplan.

A posse dos candidatos classificados e nomeados ocorrerá nas Unidades Administrativas do INMET, nas 11 capitais previstas no edital.