Com a posse do novo Presidente da República, Jair Bolsonaro, também vieram algumas alterações na estrutura administrativa do Executivo Federal. Entre elas, estão as atribuições de alguns órgãos. Esse é o caso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que passou a ser responsável, já nessa quarta-feira, dia 2 de janeiro, pelas funções antes exercidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Com essa junção de atribuições, há expectativa de uma sobrecarga de trabalho, e consequentemente, muito em breve, o Ministério deverá reforçar seu pedido de realização de concurso.

30/03/2022
12/05/2022
05/06/2022
R$ 8.300,00
360
06/06/2022
Anexos

Atualmente já existe um pedido de realização de seleção para 555 vagas tramitando no Ministério do Planejamento, agora vinculado ao Ministério da Economia. Estão sendo solicitadas vagas para as carreiras de Auditor fiscal federal agropecuário nas especialidades de engenheiro agrônomo (100 vagas), zootecnista (10), químico (3) e farmacêutico (2). Também há vagas para agente de atividades agropecuárias (200), agente de inspeção sanitária e industrial de produto de origem animal (100), economista (10), estatístico (10), analista técnico administrativo (80) e agente administrativo (40).

No entanto, esse pedido não chega nem perto de cobrir o déficit de servidores que é apontado pelo Sindicato Nacional de Auditores Fiscais Federais Agropecuários, que afirma faltar mais de 1.600 profissionais. E isso só na área de Fiscalização Animal. Para tornar a situação ainda mais crítica, todos os anos são registrados dezenas ou centenas de aposentadorias. Em 2018, foram 625. Em 2019, essa deverá ser a média também.

Vale, portanto, ficar atento para o andamento desse pedido de concurso e para um futura publicação de edital. Interessados em carreiras ligadas ao MAPA também já podem dar início a uma rotina de estudos.

Veja a tabela de salários dos servidores do MAPA

Último concurso

O último certame do órgão aconteceu em 2017, e teve como objetivo a contratação de 300 servidores no cargo de Auditor Fiscal Agropecuário, função de Médico Veterinário. Antes disso, houve um certame em 2014, quando foram selecionados 796 servidores nos níveis fundamental, médio, técnico e superior, nas carreiras de Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Químico, Veterinário, Zootecnista, Agente de Atividades Agropecuárias, Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, Auxiliár de Laboratório, Técnico de Laboratório, Administrador, Agente Administrativo, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro, Geógrafo, Psicólogo e Técnico em Contabilidade. [RELACIONADO]

Na época, a seleção foi organizada pela Consulplan e mais 412 mil pessoas se inscreveram. As provas foram compostas por uma avaliação objetiva e uma discursiva. Ambas foram aplicadas no dia 4 de maio de 2014 em todas as capitais brasileiras, nos turnos da manhã e da tarde com duração de 4 horas cada uma. A prova objetiva tinha 50 questões - divididas em língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimento de informática, conhecimento específicos e conhecimentos gerais - e valia 60 pontos na média final. Já a redação, valia 40 pontos. Para os cargos de nível superior, também houve avaliação de títulos, de caráter classificatório.

O prazo de validade desse concurso era de um ano, prorrogável por mais um. Ele encerrou em 2016 - Veja o edital