Em São Paulo, o Ministério Público do Estado terá um novo concurso público em breve para o cargo de Promotor. O regulamento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 19 de setembro, com informações importantes sobre o certame. Assim, a expectativa é de que o edital não demore de ser divulgado.

Uma das mudanças mais significativas foi a revogação dos artigos que previam a entrevista pessoal, objeto de contestação no CNMP em 2017. O órgão ainda não divulgou um cronograma do concurso.

O certame será composto por prova preambular, prova escrita e prova oral. Se apto em todas etapas, o candidato ainda terá que passar por exame psicotécnico, sindicância sobre vida pregressa e investigação social.

Para concorrer ao cargo de Promotor, é necessário possuir nível superior em Direito com diploma reconhecido pelo MEC, além de comprovação mínima de três anos de atividade jurídica. O salário é de R$ 24.818,71.

Último concurso

O último concurso realizado pelo MP-SP para o cargo aconteceu em 2017, na ocasião para 67 vagas.

Os candidatos foram avaliados mediante prova preambular sobre Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito da Infância e da Juventude, Direito Comercial e Empresarial, Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Direitos Humanos, Direito Administrativo e Direito Eleitoral.

Além disso, houve prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, sindicância da vida pregressa/ investigação social e análise de títulos. Veja o último edital do MP SP para Promotor.