A espera dos concurseiros que querem prestar concurso público para o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) está muito próxima do fim. De acordo com informações divulgadas pelos setor de recursos humanos do órgão, o edital que abrirá vagas para o cargo de Auxiliar de Promotoria está em fase final de ajustes e pode ser publicado já nos próximos dias pela Fundação Vunesp, banca organizadora do certame.

A realização do concurso foi autorizada em maio de 2018 e desde então há muita expectativa. No total, serão 52 vagas, dessas, 24 para atuação na área administrativa e as demais (28) para diversas áreas. Todos os cargos, porém, exigirão apenas o ensino fundamental e terão remunerações iniciais de R$ 3.765,13 (já incluso o vale alimentação de R$ 910,00).

As lotações daqueles que forem aprovados nas 24 vagas para a área administrativa se darão em diversas localidades do estado. Aliás, todas as contratações imediatas são para o interior, pois para a capital haverá apenas formação de cadastro reserva.

Já as 28 vagas restantes serão para as funções de eletricista, encanador, marceneiro, pedreiro, pintor e serralheiro e ficarão divididas da seguinte forma:

20 vagas - 1ª Região Administrativa (capital, Grande São Paulo, Santos e Vale do Ribeira)

2 vagas - 2ª Região Administrativa (Campinas e Taubaté)

2 vagas - 3ª Região Administrativa (Sorocaba e Piracicaba)

2 vagas - 4ª Região Administrativa (Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente)

2 vagas - 5ª Região Administrativa (Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto)

Último concurso

O último concurso para essa área dentro do MP-SP foi realizado em 2014 e contou com mais de 54 mil inscritos para 37 vagas. É, portanto, um concurso muito disputado. Na época, a banca organizadora também foi a Fundação Vunesp e essa é uma informação importante para os possíveis candidatos, porque é possível começar os estudos antes da publicação do novo edital, tendo como base segura o edital anterior. Haverá mudanças, é claro, mas será um concurso bastante semelhante ao anterior também.

Nessa última edição, o processo seletivo se deu apenas pela aplicação da prova objetiva, que teve caráter eliminatório e classificatório. Foram 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada e os candidatos foram avaliados na áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Atualidade e Legislação.

Confira o edital do último concurso e saiba mais